Veja ações e fundos favoritos dos investidores em setembro – e sua rentabilidade
21/10/2021 09:46 em Economia

Se em agosto os BDR (recibos de ações de empresas estrangeiras) lideraram as preferências dos investidores, no mês de setembro, eles não entraram no ranking das 10 ações preferidas de quem investe, segundo levantamento da Smartbrain.

As ações mais procuradas em setembro foram de empresas mais tradicionais, como as da Vale (VALE3). Apesar da rentabilidade negativa no mês, no longo prazo, elas apresentaram retorno. Em 24 meses, a rentabilidade foi de 99,27%, por exemplo. Em 36 meses, o retorno foi de 59,09%.

Em segundo lugar da lista de setembro aparecem as ações do Banco do Brasil (BBAS3), que também tiveram rentabilidade negativa no mês, no ano e em 24 meses. Em 36 meses, o retorno é de 12,33%.

De acordo com o ranking, a ação com maior rentabilidade em 36 meses é do Magazine Luiza (MGLU3), a 278,92%. Em 12 meses, a Petrobras (PETR4) tem o melhor retorno, de 52,06%.

Ações

Lembrando que retorno passado não é garantia de rentabilidade no futuro. 

Fundos de ações 

Em relação ao ranking de fundo de ações preferidos pelos investidores, o da Verde Asset Management desbancou o Western Asset Fia, com uma rentabilidade de 20,03% em 12 meses.

Fundos multimercados

Os fundos multimercados são os preferidos dos investidores, representando 43,6% das carteiras.

* carteira média do investidor
 

Entre eles, o destaque ficou com AZ Quest Investimentos, com rentabilidade de 14,08% em 36 meses.

 
 

Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários representam 1,3% da carteira dos investidores. Entre os preferidos em setembro estão o RBFF11, RECT11 e BRCR11, que apresentaram rentabilidade negativa. A queda também pode ser vista no IFIX (Índice de Fundos Imobiliários) de setembro, que fechou em queda de 1,24%.

Fundos de renda fixa

Já entre os fundos de renda fixa, a preferência de 30,91% dos investidores analisados pela SmartBrain, o mais popular foi o Trend DI Simples FI RF, da XP, que também estava no topo da lista de agosto.

 

COMENTÁRIOS