Veja antes e depois das obras na Praia Central de Balneário Camboriú (SC)
03/12/2021 16:00 em Vida e estilo

Após um período de cerca de 3 meses de obras e preparativos, a Prefeitura de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, irá dar início à temporada de verão nas novas areias da Praia Central, cartão postal da cidade, no sábado (4).

Com os prédios e construções muito próximos à praia, bem como com o fato do nível do mar ter aumentado nos últimos anos, a incidência do sol no local havia sido reduzida – o que fez com que a parte da areia da praia se tornasse ainda menor.

A largura da faixa de areia da praia foi aumentada de 25 para 70 metros, em média, em um processo longo de colher a areia em um ponto a 15 quilômetros da costa e transferi-la novamente para a orla.

Segundo a Prefeitura, a obra de proteção estrutural da orla vem sendo debatida desde os anos 1990. O preenchimento começou no dia 22 de agosto, e a última descarga de areia foi realizada no dia 31 de outubro. Foram transferidos 2,2 milhões de metros cúbicos de areia.

Todos os equipamentos utilizados, no entanto, foram retirados por completo no último dia 30 de novembro.

“Esta é a conclusão de uma obra histórica e exitosa em todos os sentidos, que está servindo de incentivo e farol a obras de proteção costeira em todo Brasil”, declarou o prefeito da cidade, Fabrício Oliveira (Podemos), em uma divulgação feita pela Prefeitura.

“Foi uma obra rápida e muito bem executada que realizou o sonho acalentado pela população de Balneário Camboriú por décadas”, complementou.

Durante a obra, houve o aparecimento previsto de tubarões na Praia Central. O distúrbio causado pela drenagem da areia provocou um acúmulo de sedimentos marinhos, que atraíram peixes e, por sua vez, tubarões, explicaram na época especialistas à CNN.

A Praia Central de Balneário Camboriú tem cerca de 5,8 quilômetros de extensão e, com a faixa de areia mais alargada, irá sediar eventos para comemorar o início da temporada de verão na cidade. A estrutura está sendo montada na altura da Praça Almirante Tamandaré.

 

Estão previstos shows musicais, apresentações circenses e tendas educativas sobre o impacto ambiental da obra de recuperação da praia, bem como explicações sobre o cuidado com os oceanos e o descarte correto de lixo no local.





COMENTÁRIOS