Médico chega a hospital em São Paulo para avaliar Bolsonaro
04/01/2022 09:25 em Política

O médico-cirurgião que acompanha o presidente Jair Bolsonaro, Antônio Luiz Macedo, chegou ao Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, nesta terça-feira (4) para avaliar o quadro de obstrução intestinal do chefe do Executivo. Macedo vai decidir sobre a necessidade de o presidente passar por nova cirurgia no aparelho digestivo. O médico estava de férias nas Bahamas, mas embarcou para o Brasil assim que Jair Bolsonaro foi encaminhado à unidade de saúde. 

O presidente está internado desde a madrugada de segunda-feira (3), após passar mal durante o recesso de fim de ano com a família, em Santa Catarina. Ele foi avaliado por médicos do hospital paulista, passou por exames e não apresenta febre nem dor abdominal, de acordo com o último boletim divulgado pela unidade de saúde. "O Hospital Vila Nova Star informa que o senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, apresentou melhora clínica após a passagem da sonda nasogástrica, evoluindo sem febre ou dor abdominal", diz o comunicado médico.

Bolsonaro passa mal

O presidente estava hospedado no Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul (SC), desde 27 de dezembro. Ele estava acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e da filha, Laura, de 11 anos, para as festas de fim de ano. 

O chefe do Executivo deixou o litoral catarinense por volta da meia-noite deste domingo (2), em um helicóptero da Força Aérea, e desembarcou em São Paulo à 1h30 desta segunda. A previsão anterior era de que ele passasse férias no local até o dia 4 de janeiro. Já no hospital, o presidente postou uma foto nas redes sociais em que aparece usando uma sonda nasogástrica, e disse que começou a passar mal após o almoço de domingo (2). 

"Comecei a passar mal após o almoço de domingo. Cheguei ao hospital às 03h00 de hoje. Me colocaram sonda nasogástrica. Mais exames serão feitos para possível cirurgia de obstrução interna na região abdominal. É a segunda internação com os mesmos sintomas, como consequência da facada (06/set/18) e 4 grandes cirurgias", publicou o presidente.

O presidente passou por seis cirurgias em consequência da facada que recebeu. Foram quatro em 2018 e duas em 2019 – para retirada da bolsa de colostomia e para correção de uma hérnia na incisão da cirurgia. A última internação de Bolsonaro aconteceu em julho de 2021. Na época, ele ficou hospitalizado por quatro dias com um quadro de obstrução parcial do intestino delgado.

Fonte: Correio do Povo

 
 
COMENTÁRIOS