De Beyoncé a Kristen Stewart: veja quem são os artistas que disputam o Oscar pela primeira vez em 22
23/03/2022 10:03 em Entretenimento

Alguns artistas levam anos de suas carreiras para serem lembrados pelo Oscar, a premiação mais importante do cinema, enquanto outros concorrem logo de cara, assim que são revelados. Seja de um jeito ou de outro, a edição 2022 está marcada por ter vários "estreantes" no evento, como Beyoncé, Kristen Stewart, Kirsten Dunst, Jesse Plemons, Ariana DeBose, Troy Kotsur e Billie Eilish. Veja quem disputa uma estatueta dourada pela primeira vez na vida.

Beyoncé

Você consegue acreditar que Beyoncé nunca concorreu a um Oscar antes? Por mais difícil que seja de assimilar essa informação, ela é verdadeira. Em 2022, Queen B, com 40 anos, disputa sua primeira estatueta, na categoria de Melhor Canção Original. A música indicada é Be Alive, da trilha sonora do filme King Richard: Criando Campeãs. Ela concorre com outros nomes de peso como Billie Eilish e o irmão Finneas, Van Morrison, Lin-Manuel Miranda e Diane Warren. Beyoncé também pode se apresentar ao vivo na premiação.

 

Kirsten Dunst

Ganhadora do Critics Choice Awards de Melhor Atriz em Filme para a TV ou Série Limitada, por Fargo, Kirsten Dunst é outro grande nome que nunca tinha disputado o Oscar até 2022, mesmo após trabalhos elogiados como Entrevista com o Vampiro, quando tinha apenas 11 anos, Melancolia, Maria Antonieta e Estrelas Além do Tempo. Kirsten, hoje com 39 anos, concorre como Melhor Atriz Coadjuvante por sua interpretação em Ataque dos Cães, filme no qual atua ao lado do noivo, o ator Jesse Plemons, que também disputa uma estatueta, a de Melhor Ator Coadjuvante.

Jesse Plemons

Noivo de Kirsten Dunst, com quem tem dois filhos, o astro já esteve em produções de peso como Friday Night Lights, Breaking Bad, Fargo, Black Mirror e O Irlandês. Assim como a amada, Plemons ganhou o Critics Choice Awards de Melhor Ator em Filme para a TV ou Série Limitada, por Fargo, e disputa neste ano seu primeiro Oscar, como Melhor Ator Coadjuvante, também por Ataque dos Cães.

 

Kodi Smit-McPhee

Os quatro principais nomes de Ataque dos Cães estão indicados ao Oscar 2022. Além de Benedict Cumberbatch concorrendo ao prêmio de Melhor Ator, e de Kirsten Duns e Jesse Plemons disputando as estatuetas de Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante, o jovem Kodi Smit-McPhee, de 25 anos, também está indicado por sua atuação de Coadjuvante no filme da diretora Jane Campion. Kodi esteve em outros sucessos como Deixe-Me Entrar, A Estrada, Planeta dos Macacos: O Confronto e dois filmes da franquia X-Men, Apocalipse e Fênix Negra, como o mutante Noturno.

 

Billie Eilish

Com apenas 20 anos, a cantora disputa seu primeiro Oscar na categoria de Melhor Canção Original, por No Time to Die, tema de 007 - Sem Tempo para Morrer. A música foi escrita por Billie em parceria com o irmão, Finneas, e a dupla deve apresentar a faixa ao vivo no palco da premiação. Billie já revelou também que tem vontade de trabalhar como atriz .

Kristen Stewart

Muito criticada por especialistas por sua performance na Saga Crepúsculo, a atriz conseguiu ganhar a atenção dos críticos ao longo dos anos, em filmes de peso como Para Sempre Alice, Certas Mulheres, Acima das Nuvens, Na Estrada e no elogiado Personal Shopper. Hoje com 31 anos, ela disputa o Oscar pela primeira vez por sua versão da princesa Diana no filme Spencer. Antes favorita para a premiação, Kristen perdeu força com vitórias de Nicole Kidman e Jessica Chastain em outros eventos da temporada. Será que em sua primeira vez concorrendo ela levará a estatueta dourada para casa?

 

Ariana DeBose

Favorita ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, Ariana DeBose é um verdadeiro fenômeno na temporada de premiações. Até o momento, a atuação de Ariana no musical Amor, Sublime Amor rendeu a ela prêmios no BAFTA, Globo de Ouro, SAG Awards e Critics Choice Awards. Antes da superprodução de Steven Spielberg, a jovem de 31 anos não tinha estrelado muitas produções de destaque nos cinemas. Ela disputa o Oscar com nomes como Judi Dench, Aunjanue Ellis, Jessie Buckley e Kirsten Dunst.

Troy Kotsur

Também favorito em sua categoria, Troy Kotsur já fez história por ser o primeiro ator surdo indicado a um Oscar. Ele concorre ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por sua performance no aclamado No Ritmo do Coração. O astro, de 53 anos, já esteve em outras produções famosas como Scrubs, Número 23 e The Mandalorian.

Aunjanue Ellis

A estrela, de 53 anos, disputa seu primeiro Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, por sua interpretação como Oracene 'Brandy' Williams, mãe das tenistas Venus e Serena Williams, na cinebiografia King Richad: Criando Campeãs. Aunjanue já esteve em outros sucessos como Ray, Histórias Cruzadas, O Mentalista, NCIS: Los Angeles, Quantico, Se a Rua Beale Falasse e Olhos que Condenam. Será que ela consegue vencer da favorita Ariana DeBose?

 

Jessie Buckley

A atriz de 32 anos é mais uma das concorrentes ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante que nunca tinham sido indicadas ao Oscar. Das cinco, apenas Judi Dench, que disputa por sua atuação em Belfast, já tinha concorrido antes, e vencido por Shakespeare Apaixonado. Jessie está indicada por sua performance em A Filha Perdida, filme de estreia da atriz Maggie Gyllenhaal como diretora. Ela interpreta uma versão mais jovem da personagem de Olivia Colman, que está indicada como Melhor Atriz. Jessie já esteve em produções como Chernobyl, Judy: Muito Além do Arco-Íris, Fargo e Estou Pensando em Acabar com Tudo.

Ciarán Hinds

Aos 69 anos, Ciarán disputa seu primeiro Oscar, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, por sua atuação em Belfast. O veterano já participou de produções como Estrada para Perdição, Lara Croft: Tomb Raider - A Origem da Vida, O Fantasma da Ópera, Munique, Roma, Sangue Negro, Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, O Espião Que Sabia Demais e Game of Thrones.

Questlove

O músico, baterista da banda The Roots, é o diretor do documentário Summer of Soul (…ou, Quando A Revolução Não Pode Ser Televisionada). A produção dispara como favorita na categoria de Melhor Documentário, com aprovação impressionante de 99% no Rotten Tomatoes, site que compila críticas do mundo todo. O filme mostra imagens inéditas do Harlem Cultural Festival, de 1969, o mesmo ano de Woodstock. O evento, realizado em Nova York, teve shows de grandes nomes como Stevie Wonder, Nina Simone, Gladys Knight & the Pips, Blinky Williams e Sly & the Family Stone. Até agora, o longa já recebeu diversos prêmios, incluindo o BAFTA e o Critics' Choice Documentary Awards.

Fonte: Correio do Povo

COMENTÁRIOS