Leite se despede do governo do Rio Grande do Sul
31/03/2022 08:57 em Política

O governador Eduardo Leite (PSDB) se despede hoje do comando do Rio Grande do Sul. A renúncia de Leite e a posse do vice Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) como titular do Piratini ocorrerão em dois momentos, como de praxe, na Assembleia e no Palácio. Leite deixa o governo gaúcho visando voo mais alto, para disputar a presidência da República.

Os movimentos nacionais são intensos e a vitória do governador de São Paulo, João Doria, nas prévias não é garantia de que ele será o representante tucano. Leite se despede nove meses antes do fim de seu mandato e com uma série de vitórias e êxitos, considerando o plano de administração que se propôs a colocar em prática. Entre elas, as aprovações, pela Assembleia, da Reforma da Previdência, das alterações no plano de carreira do magistério, a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, que se encaminha para o desfecho, e a retomada dos pagamentos da folha dos servidores em dia, após mais de cinco anos de atrasos e parcelamentos. As privatizações também avançaram.

Com uma ampla base aliada no Legislativo, integrada por 40 deputados, e chegando a 42, quando os parlamentares do Novo, que são independentes, votavam com o Executivo, o tucano obteve 100% de aprovação dos textos que encaminhou à Casa. Apesar das críticas da oposição e de adversários, a gestão de Leite, incluindo a atuação do governo na pandemia, se tornaram vitrine do PSDB para o país. E ampliaram a projeção nacional do gaúcho.

Nesta quinta-feira, Leite estará em Pelotas, município que comandou, e no qual elegeu sua sucessora, a prefeita Paula Mascarenhas, para um dos seus últimos atos como governador do Estado: a assinatura do contrato da obra do Hospital de Pronto Socorro Regional. Segundo Paula, o momento é marcante e colocará a saúde pública da região em outro patamar.

Último dia com agenda cheia

Uma série de últimas ações irá marcar o último dia de Leite no comando do Rio Grande do Sul. Além do ato em Pelotas, ele assina, na manhã desta quinta-feira, em Santa Maria, a ordem de serviço para as obras de pavimentação nas ruas Pedro Figueira e João Franciscatto, no bairro São José. As vias serão qualificadas por meio do programa Pavimenta.

Fonte: Correio do Povo

COMENTÁRIOS