Dicas para minimizar os efeitos do frio para as crianças na escola
22/06/2022 11:12 em Vida e estilo

Enquanto algumas crianças ficam aconchegadas em casa nos dias mais frios, outras tantas “pulam” cedo da cama rumo à escola. Para se unir aos colegas, muitas delas se deslocam de carro, outras usam o transporte coletivo ou vão caminhando. De acordo com o Censo Escolar, de 2021, o país possui mais de 26,5 milhões de crianças matriculadas na educação básica. 

O inverno chegou e o frio também em muitas regiões do Brasil, principalmente aqui no Rio Grande do Sul. Por isso, todo o cuidado é pouco com os pequenos, na hora de deixá-los expostos às baixas temperaturas.

Por isso, separamos algumas dicas para ajudar pais e cuidadores a minimizar os efeitos do frio severo sobre os pequenos em idade escolar.  Confira: 

Tenha a tecnologia como aliada na escolha do vestuário - A tecnologia é uma boa aliada também no setor têxtil, que já popularizou roupas térmicas e tecidos confortáveis que permitem a movimentação dos pequenos ao ar livre. Há uma variedade de meias, conjuntos, agasalhos e jaquetas de preços diversos, inclusive a custos acessíveis. Em dias muito frios, utilize várias camadas de roupas leves e tenha em mente sempre vestir na criança uma camada a mais de roupa que um adulto usaria em dias muito frios. Também é recomendável escolher calçados impermeáveis e manter os pés aquecidos. 

Extremidades úmidas - É comum acontecer de molhar as meias e gelar os pés devido ao suor natural. O mesmo pode acontecer com as roupas mais próximas da pele. Nesse caso, tenha sempre um conjunto extra de roupas, sapatos e meias e, se necessário, faça a troca.

Preocupações com aglomerações - No frio, a tendência é manter janelas fechadas e promover atividades dentro das salas de aula, o que é desaconselhável, pois coloca em risco a saúde dos pequenos que ficam suscetíveis a vírus e bactérias com mais facilidade. Se esforce em promover atividades ao ar livre ou em ambientes amplos e bem arejados, além de aproveitar a luz solar (e seu calor) sempre que possível. 

Hidrate, hidrate e hidrate - É muito importante manter as crianças hidratadas no frio, pois a desidratação no inverno costuma ser imperceptível para o organismo. Geralmente percebemos que necessitamos beber água quando já estamos com bastante sede. Por isso, além da ingestão de água, aposte nas bebidas quentes, como chás, caso a criança goste. 

Proteger regiões mais expostas e as extremidades do corpo - O uso de acessórios como capas de chuva, luvas, toucas,  coletes e cachecóis são excelentes opções para manter a cabeça, ouvidos, mãos e a região do tórax mais protegida do frio e do vento.  Botina de borracha é uma alternativa para os dias chuvosos, lembrando que já existem modelos com revestimento interno de lã. 

Diversificar as brincadeiras e atividades - Não é uma boa ideia em dias frios manter as crianças aglomeradas em salas fechadas e com pouca luz. Isso facilita o frio nos pés e mãos pela falta de movimento. Além disso, favorece a contaminação por vírus e bactérias. Invista em brincadeiras que façam os pequenos se movimentarem. É recomendável sempre ter duas ou três atividades específicas para os dias mais frios e chuvosos. Isso cria, inclusive, a memória nas crianças. 

Fonte: Correio do Povo

 
COMENTÁRIOS