Líderes da União Europeia dizem que decisão sobre Ucrânia é “momento histórico”
23/06/2022 10:16 em Internacional

Em discurso transmitido na quarta-feira (22), o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky falou sobre as conversas que manteve com 11 líderes europeus, pedindo seu apoio às vésperas de uma cúpula da UE onde será tomada uma decisão sobre o status de candidato da Ucrânia no bloco.

A questão da candidatura da Ucrânia à União Europeia será decidida pelo Conselho Europeu nesta quinta (23) e sexta-feira (24).

O chefe do Conselho Europeu, Charles Michel, afirmou que este é um “momento decisivo” para o bloco. Ainda segundo Michel, é muito possível que os líderes concedam o status de candidato à Ucrânia e à Moldávia e “expressarão uma perspectiva europeia clara e forte” para ambas as nações.

A chefe do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, também disse enxergar esta quinta-feira como um dia “histórico”, expressando sua “esperança” de que o status de candidata da Ucrânia receba luz verde.

Em um evento separado nesta quarta-feira, no Canadá, o presidente ucraniano também disse acreditar que todos os membros da União Europeia apoiariam seu país no objetivo de ingressar no bloco.


Fonte: CNN Brasil


COMENTÁRIOS