RS ainda tem nebulosidade nesta sexta, mas tempo melhora com volta do frio
05/08/2022 08:57 em Tempo

A sexta-feira começa com muitas nuvens e predomínio de céu nublado a encoberto na maior parte do Rio Grande do Sul, com chance de chuva leve e garoa em diversos pontos na madrugada e de manhã. Alguns pontos terão neblina e nevoeiro. No final da manhã e durante a tarde, a nebulosidade diminui e o sol aparece na maior parte do Estado.

As mínimas devem ocorrer à noite, quando faz frio. A melhora do tempo será garantida pelo ingresso de ar frio de alta pressão, com mais vento no Leste gaúcho e que pode soprar com rajadas principalmente na faixa costeira.

As mínimas rondam os 7ºC em Uruguaiana e os 6ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 18ºC em Torres e 19ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 10ºC e 17ºC.

Os volumes de chuva entre terça e quarta foram muitos elevados no Oeste e no Sul gaúcho, com acumulados entre 50mm e 100mm na maioria dos municípios. A chuva em algumas cidades superou os 100mm. Os altos índices de precipitação foram, de início, consequência da formação de uma frente quente. Na sequência, a instabilidade se reforçou por centro de baixa pressão que se aprofundou sobre o Estado.

A maior parte dos municípios somou chuva inferior a 20 mm. Na Grande Porto Alegre, por exemplo, os acumulados até o fim da tarde de quarta atingiam 16mm em São Leopoldo, 15mm em Porto Alegre e Canoas e 10 mm em Viamão. Só que a chuva não para por aí. Dará uma breve trégua e logo vai retornar.

Há previsão de chuva no fim de semana e os dados indicam que haveria mais instabilidade na Metade Leste no domingo e que parte do território gaúcho pode ter muita chuva na primeira metade da semana que vem com área de baixa pressão na costa.

Fonte: Correio do Povo

 
COMENTÁRIOS