Ford deixa de entregar 45 mil veículos em setembro por falta de peças
21/09/2022 09:38 em Business

A cadeia de suprimentos global ainda obstruída continua a causar estragos na indústria automobilística.

Ford disse na segunda-feira (19) que terminará setembro com entre 40 mil e 45 mil grandes picapes e SUVs que não pode terminar porque não tem todas as peças.

 

As negociações de vários suprimentos, que a Ford não identificou, estão elevando seus custos.

A empresa alertou na segunda-feira que a escassez e o aumento dos preços dos suprimentos custarão US$ 1 bilhão a mais neste trimestre.

As ações da Ford caíram 5% nas negociações de pré-mercado nesta terça-feira (20).

O problema dos veículos incompletos deve ser um revés temporário: embora muitos dos veículos incompletos sejam altamente lucrativos para a empresa, a Ford disse que deve ser capaz de atingir suas metas de lucro para o ano inteiro.

Isso porque a Ford planeja transferir a receita de vendas que obterá dos veículos quase concluídos para o quarto trimestre.

As montadoras têm lutado com vários problemas da cadeia de suprimentos, especificamente a escassez de chips de computador, que estrangulou a produção de veículos durante grande parte dos últimos dois anos.

O veículo médio tem centenas de chips de computador, que controlam praticamente todos os sistemas de bordo: eles regulam o fluxo de combustível, ajudam a gerenciar a economia de combustível, controlam recursos de segurança para evitar colisões e operam suporte lombar e aquecedores de assento.

Esta não é a primeira vez que a Ford construiu veículos com a maioria, mas não todos os seus chips de computador como esperava.

Em março, a empresa anunciou que enviaria alguns SUVs sem todos os seus chips menos cruciais e os adicionaria mais tarde, depois que fossem vendidos aos clientes.

Às vezes, foi forçada a fechar temporariamente algumas fábricas devido à falta de chips.

A escassez de veículos, combinada com a forte demanda dos consumidores, fez com que os preços dos veículos disparassem para níveis recordes.

Grande parte do lucro inesperado dos preços mais altos vai para as concessionárias de carros,— que são empresas independentes — e não às montadoras, já que a maioria dos compradores agora está pagando acima do preço de varejo sugerido pelo fabricante, ou preço de etiqueta.

Há décadas que é prática comum os clientes pagarem menos do que o preço de etiqueta.

A Ford e outras montadoras continuam prevendo que os problemas de abastecimento irão melhorar.

Em julho, o CFO John Lawler disse aos investidores que a empresa esperava ver um “aumento [em] volumes ao longo do segundo semestre do ano, à medida que algumas das restrições de chips diminuíssem”.

Não são apenas as montadoras que lidam com problemas e escassez na cadeia de suprimentos.

Uma pesquisa com membros divulgada pela Associação Nacional de Fabricantes na segunda-feira mostrou que 78% dizem que as interrupções na cadeia de suprimentos são seu principal desafio comercial, com apenas 11% agora acreditando que a melhoria ocorrerá até o final do ano.

A pesquisa também descobriu que 76% citaram custos mais altos de matérias-primas, como os destacados pela Ford, como um problema, com 40% dizendo que as pressões inflacionárias são piores hoje do que há seis meses.

E 76% disseram que estão tendo problemas para encontrar os trabalhadores de que precisam.

Também há uma preocupação crescente de que a economia dos EUA possa entrar em recessão em breve, com a maioria dos fabricantes esperando uma recessão no final deste ano ou em 2023.

 

“Três em cada quatro fabricantes ainda têm uma perspectiva positiva para seus negócios, mas o otimismo certamente diminuiu”, disse o CEO da NAM, Jay Timmons.

Fonte: CNN Brasil

COMENTÁRIOS