Liz Truss anuncia renúncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido
20/10/2022 09:58 em Internacional

A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, anunciou nesta quinta-feira (20) a renúncia ao cargo que assumiu há 45 dias, pouco antes da morte de Elizabeth 2ª. Truss disse que uma votação para substituí-la será realizada ‘até a próxima semana’.

Hoje, diante de dezenas de repórteres, Truss afirmou que aceitou o desafio em um momento de “grande instabilidade econômica e internacional”. Disse também não poder cumprir o mandato em que foi eleita pelos membros conservadores e está renunciando ao cargo.

Truss, que substituiu o Boris Johnson no comando do país, já vinha sofrendo uma forte pressão para renunciar por conta de um polêmico plano econômico que gerou revolta no mercado e dentro de seu próprio partido.

O plano previa um corte amplo e severo de impostos no país e, em paralelo, um empréstimo bilionário para cobrir o rombo nas contas públicas. A proposta foi muito mal recebida dentro de seu próprio governo e pelo mercado, em um momento no qual a inflação do Reino Unido ultrapassou os 10% – a maior nos últimos 40 anos.

Fonte: Rádio Guaíba

COMENTÁRIOS