Empresários projetam aumento nas vendas de Natal em 2022
09/12/2022 09:14 em Economia

O otimismo para as vendas de Natal em 2022 atinge quase a metade dos empresários brasileiros. É o que constata uma pesquisa da Boa Vista ao apontar que 44% das empresas entrevistadas creem em aumento das vendas para a data este ano, em relação ao ano passado. Entretanto, 31% estão pessimistas e acreditam em queda nas vendas, ao passo que os 25% restantes esperam vendas iguais. Em 2021, eram 41% os otimistas, 22% esperavam vendas iguais ao ano anterior e 37% esperavam vendas menores.

Para a 25% dos entrevistados, as vendas de Natal e fim de ano representam de 5% a 10% do faturamento anual total. Para 23%, a representatividade é de 1% a 5%, enquanto 22%, mais de 15%. “Essa expectativa em relação ao último ano se deve muito ao fato de que a base de comparação (Natal de 2021) é mais fraca. Porém, a parcela de empresários que acredita numa queda das vendas também é considerável. Temos visto o consumidor mais cauteloso e menos confiante, além do fato de que a inadimplência das famílias e o comprometimento da renda estão em alta, o que pode colocar em xeque as vendas no período”, afirma Flavio Calife, economista da Boa Vista.

CONTRATAÇÕES E ESTRATÉGIAS

O Natal de 2022 não deve promover uma grande abertura de vagas no mercado de trabalho. Isso porque apenas 31% dos empresários, pretendem fazer novas contratações em função da data comemorativa. Entretanto, os números representam uma alta em relação a 2021, quando 21% dos entrevistados pretendiam contratar novos funcionários para o Natal.

Quando questionados sobre a perspectiva de intenção de gastos dos consumidores no Natal de 2022, os empresários esperam que o valor gasto seja de, em média, R$ 275. Um percentual de 47% dos empresários entende que o consumidor vai gastar mais que no Natal do ano passado, enquanto 20%, acreditam que os gastos serão os mesmos, e 32% creem que o consumidor vai gastar menos no Natal de 2022.

Os meios de pagamento mais oferecidos aos consumidores pelos empresários neste Natal serão, nessa ordem: o Pix, o cartão de crédito, o dinheiro em espécie, cartão de débito e transferência bancária.

Fonte: Correio do Povo

COMENTÁRIOS