Saiba quais são os 3 tecidos mais confortáveis para usar em dias quentes
05/01/2023 09:45 em Vida e estilo

Com a chegada do verão, os dias de calor tórrido se tornam cada vez mais frequentes no Rio Grande do Sul. Com isso, aumenta a procura por roupas leves e que proporcionam mais conforto para o dia a dia. E para enfrentar as altas temperaturas, os tecidos naturais, como linho, seda e algodão, estão entre os mais recomendados. Isso porque eles possuem características agradáveis em relação à transpiração, além do bom toque com a pele. 


Linho

Apesar de ser naturalmente mais áspero, o linho está entre os tecidos indicados. "A mistura com viscose, que é oriundo da celulose, confere toque agradável sendo uma ótima opção para os dias de calor”.

Algodão

Já o algodão de fibra longa é uma excelente alternativa, porque não deforma e proporciona tecidos mais finos e de alta qualidade. O termo pima, por exemplo, é considerado o melhor algodão do mundo, sendo macio, fresco e resistente. Além disso, é ofertado em fast fashion e as pessoas podem encontrar sua matéria-prima com preço justo. 

Seda

A seda também é agradável, mas que o custo dos produtos restringe o público, pois custa em torno de 10x mais que o similar sintético. "Inclusive tecidos sintéticos, especialmente o poliéster, não são adequados para os dias de calor, pois retém a transpiração".

Cores escuras atraem mais calor?

Quando se fala em roupas, uma das principais dúvida que surgem no verão é se as cores mais escuras atraem mais calor. "Cores escuras como preto, marrom e azul marinho atraem os raios solares e esquentam mais. Cores claras como brancos, beges, nudes e coloridos clarinhos refletem os raios solares. Um teste simples é colocar por 10 minutos duas peças do mesmo tecido (camiseta de malha de algodão) no sol e encostar em ambas”.  

Roupas curtas: solução ou problema?  

Nem sempre roupas curtas são as mais fresquinhas para o verão. É necessário escolher bem o tecido. E os naturais como algodão e tecido plano em cores claras barram os raios solares, sendo ainda mais adequados que a pele exposta. “O tecido faz uma barreira física em relação aos raios solares, protegendo a pele”. 

Como escolher o melhor calçado

Segundo a designer, os modelos de calçados são muito pessoais, seja por preferência, necessidade ou adequação com as atividades desempenhadas por quem o utiliza. Por isso, a sugestão é optar por produtos de qualidade em couro que, diferente do PU, não hidrolisam (aquele descascadinho) e também conferem durabilidade ao produto. 

“Certamente você já comprou um calçado lindo que, no ano seguinte, descascou todinho na primeira usada. Uma forma de identificar é olhar a composição. Se tiver um losango, a vida útil será menor, se tiver um símbolo do contorno de um couro (natural), a vida útil será muito maior. Mesmo que custe o dobro ou triplo, tanto o uso quanto a vida útil será muito maior, invista em você e prefira produtos de maior qualidade”.

 
COMENTÁRIOS