Indiretas para ex e acusações de plágio: entenda polêmica sobre música de Shakira
16/01/2023 10:10 em Música

A nova música de Shakira com o produtor argentino Bizarrap, “Bzrp Music Session vol 53”, gerou todo tipo de debate.

Desde a discussão se a cantora deveria ou não desabafar, até no campo jurídico: houve plágio de uma melodia na música ou não?

 

A cantora Briella compartilhou um vídeo na rede social Twitter onde compara ‘Solo Tú’ — lançada em junho de 2022 — com a nova canção de Shakira.

 

Os fãs da colombiana reagiram na postagem defendendo a artista.

Este é um exercício comum para a mídia social, e para os fãs. Veja os vídeos abaixo e compare as possíveis semelhanças — ou referências — nas músicas.

 

 

 

 

 

 

Outros casos de plágio

A cantora colombiana já se envolveu em outros casos de plágio. O mais famoso foi o do trompete em “Amores como el nuestro” de Jerry Rivera em “Hips Don’t Lie” (de Shakira) — usado legalmente.

A outra canção, “Loca”, teve uma decisão judicial que, primeiramente, determinou que houve violação de direitos autorais. Mas depois, os tribunais reverteram essa decisão, considerando que o autor mentiu ao tribunal e falsificou o conteúdo de uma fita cassete que apresentou como prova de sua autoria.

Sucesso em 3 dias

Shakira e o rapper argentino Bizarrap já alcançaram mais de 113 milhões de visualizações no YouTube em três dias com “Bizarrap Music Sessions vol. 53”. Em menos de 24 horas, a música alcançou quase 34 milhões de visualizações.

Nesta música, Shakira lança frases dirigidas ao ex-marido, o ex-jogador de futebol espanhol Gerard Piqué, como “tanto que você se deu como campeão e quando eu precisei de você, você deu a sua pior versão” ou “Eu entendi que não é minha culpa que eles te critiquem, eu só faço música, desculpe por ter espirrado em você”.

A intérprete vai ainda mais longe e não deixa dúvidas sobre as suas intenções quando diz “isto é para eu te mortificar, mastigar e engolir, engolir e mastigar” ou “mulheres já não choram, mulheres faturam”. Com essas frases e mais algumas de sua nova música, Shakira é sem dúvida uma tendência.

Shakira e Piqué confirmaram a separação em junho de 2022. Eles estavam juntos há 11 anos e têm dois filhos.

“Lamentamos confirmar que estamos nos separando. Para o bem-estar de nossos filhos, que são nossa maior prioridade, pedimos que respeitem a privacidade deles. Obrigado pela compreensão”, diz o comunicado divulgado pelo ex-casal.

 

*Com informações da CNN Espanhol

COMENTÁRIOS