Enem 2022: candidatos já podem conferir as notas do exame
09/02/2023 09:06 em Educação

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) acaba de divulgar o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2022. A previsão inicial era que as notas fossem disponibilizadas somente na próxima segunda-feira, mas ontem, o ministro da Educação, Camilo Santana, informou que os resultados seriam antecipados.

Para conferir o resultado, o candidato deve acessar a Página do Participante e fazer login, digitando o CPF e a senha. As notas podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições públicas e a bolsas de ensino e financiamento em instituições privadas. Além disso, o Enem também é utilizado na seleção para universidades estrangeiras.

Sisu

Um dos principais programas federais que utilizam a nota do Enem é o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que direciona estudantes para vagas em universidades federais e demais instituições públicas de ensino superior. Para concorrer, os candidatos não podem ter tirado zero na prova de redação.

O Sisu geralmente tem duas edições no ano. Na primeira edição deste ano, estão disponíveis 226.399 vagas para 6.402 cursos de graduação em 128 instituições (federais, estaduais ou municipais), sendo 63 universidades federais.

O prazo de inscrição para o Sisu vai de 16 a 24 de fevereiro. O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro. Inicialmente, o resultado do Sisu estava previsto para sair em 7 de março, mas o MEC (Ministério da Educação) anunciou a antecipação no fim do ano passado.

ProUni

O ProUni (Programa Universidade para Todos), por sua vez, seleciona estudantes para bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior. As bolsas podem ser integrais, de 100% da mensalidade, ou parciais, de 50%. É preciso também não ter zerado a redação do Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas.

As inscrições para o Prouni serão abertas no dia 28 de fevereiro e vão até o dia 3 de março. Para concorrer às bolsas integrais do ProUni, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

O programa também é voltado para professores da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Nesses casos, para obter a bolsa não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos. Assim como o Sisu, o ProUni tem duas edições no ano. Os estudantes que fizeram o Enem 2022 poderão concorrer às bolsas do ProUni 2023. O ProUni geralmente ocorre após o Sisu.

Fies

A nota do Enem pode também ser usada para obter crédito pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que oferece recursos a condições mais atrativas que as disponíveis no mercado. As inscrições terão início no dia 7 de março e terminarão no dia 10 do mesmo mês.

Além dos processos seletivos conduzidos pelo governo federal, as instituições de ensino públicas e privadas têm liberdade para usar as notas em processos próprios. Os candidatos podem checar nas instituições onde têm interesse em estudar quais são os critérios adotados.

Instituições estrangeiras

Os estudantes que fizeram o Enem podem ainda concorrer a vagas em instituições de ensino estrangeiras. Atualmente, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) tem convênio com 51 instituições de ensino em Portugal. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas. A lista das instituições está disponível no portal do Inep.

Apesar das amplas possibilidades, no ano passado, o exame contou com cerca de 3,4 milhões de inscrições — o segundo menor número desde 2006.  A prova aconteceu nos dias 13 e 20 de novembro de 2022.

Fonte: Rádio Guaíba

COMENTÁRIOS