Conheça Klean, DJ baiano de 20 anos autor de remix de funk tocado por Rihanna no Super Bowl
13/02/2023 10:34 em Música

Durante a apresentação de Rihanna no intervalo do Super Bowl neste domingo (13), que marcou seu retorno aos palcos após cinco anos, os brasileiros puderam perceber que a cantora introduziu “Rude Boy” ao setlist com um estilo que soou familiar aos ouvidos.

Para tocar o hit de seu quarto álbum “Rated R” (2009), a cantora escolheu um remix com batidas de funk produzido pelo DJ brasileiro Klean.

 

“Realmente, nada é impossível, acredite nos seus sonhos”, reagiu após o show o baiano da cidade de Itarantim de apenas 20 anos, que produzido a versão da música ao “fazer uma brincadeirinha”.

Os fãs mais assíduos da superestrela do pop sabem que a predileção dela pelo estilo brasileiro não é bem uma novidade. Rihanna já abriu espaço para o funk em pelo menos outras duas oportunidades durante o desfile anual de sua grife de lingerie, a Savage X Fenty.

Em 2019, a música “Malokera” – de Ludmilla, MC Lan, Skrillex, Troyboi e Ty Dolla $ign –, fez parte da trilha sonora do desfile. Já na edição do ano passado, a cantora Anitta foi uma das artistas convidadas a se apresentar e também incluiu um medley funk no setlist.

A escolha para a apresentação do Super Bowl chamou a atenção por destacar um artista brasileiro que ainda em início de carreira.

Rihanna durante apresentação no Super Bowl deste domingo (12).
Rihanna durante apresentação no Super Bowl deste domingo (12). / Kevin Mazur/Getty Images for Roc Nation

Conheça Klean, jovem DJ apadrinhado pelo Tropkillaz

O Klean, ou Ewerthon Carvalho Santos, vem de uma pequena cidade do centro sul baiano, Itarantim, com cerca de 20 mil habitantes.

Conheça Klean, DJ baiano de 20 anos autor de remix de funk tocado por Rihanna no Super Bowl
Conheça Klean, DJ baiano de 20 anos autor de remix de funk tocado por Rihanna no Super Bowl / Reprodução / Instagram

Produtor e DJ desde os seus 15 anos, ele descreve que a principal característica de seus sons é a utilização de “elementos percussivos, em uma sonoridade com grande influência em ritmos latinos, caribenhos (Dancehall, Dembow, Reggaeton e o próprio Baile Funk brasileiro), e também em ritmos africanos (Afrobeat e Kuduro)”.

Em outubro de 2020, ele publicou no Instagram que estava ouvindo “Rude Boy”, que é sua música favorita da Rihanna, e resolveu “fazer uma brincadeirinha com o vocal e deixar a música bem abrasileirada”.

 

A versão automaticamente fez muito sucesso nas redes sociais e começou a ser utilizada por produtores de conteúdo como trilha sonora de outras publicações.

Por exemplo, no TikTok, alguns vídeos utilizando o remix de Klean acumulam mais de 2 milhões de visualizações.

 

Pela reação do público, o itarantiense decidiu investir na “brincadeirinha” e lançou a versão completa do remix no Soundcloud, que já acumula quase 300 mil ouvidas. No YouTube, depois do Super Bowl, já são mais de 5,6 milhões de plays.

 

 

 

No mesmo ano em que publicou o remix de Rihanna, Klean participou de um concurso – uma “batalha de remixes” – promovido pelos DJs Lauz e Zegon, do duo Tropkillaz, um dos projetos de música eletrônica mais famosos do país.

O jovem DJ baiano acabou sendo um dos cinco vencedores escolhidos.

“A gente ficou surpreso com o Klean. Foi um dos últimos que a gente ouviu. É muito f*da a gente ouvir por último e surpreender com o ouvido já cansado”, relatou o duo durante o anúncio.

Em suas redes sociais, o DJ afirma que esse momento foi o dia em que “tudo mudou”: “Considero o Tropkillaz os meus padrinhos na música e sou muito grato por todo suporte que eles vem me dando.”

Neste domingo (12), ao ver Rihanna dançando ao som do remix de seu pupilo, Zegon foi ao Twitter comemorar: “Pode gritar agora e comemorar! Orgulho do meu sobrinho!”

 

Pelo histórico do Instagram de Klean, é possível notar seu crescimento como artista. Na retrospectiva do Spotify em 2019, ele tinha acumulado 754 ouvidas de 183 ouvintes. Em 2020, foram 1,5 mil streamings para 579 ouvintes.

No ano seguinte, um salto para 47,2 mil streams e 15,1 mil ouvintes. E, em 2022, Klean já conseguiu 234,9 mil streams para 52 mil ouvintes na plataforma.

Na noite deste domingo (12), o DJ tinha pouco mais de 3 mil seguidores no Instagram. Na manhã desta segunda (13), após o Super Bowl, já são quase 40 mil seguidores na plataforma.

Fonte: CNN Brasil

 

COMENTÁRIOS