Governo Municipal garante recurso de R$ 43 milhões para a ampliação do Aeroporto de Santa Rosa
15/02/2023 08:29 em Cidade
O Governo Municipal através da Secretaria de Planejamento e Habitação, anunciou uma atualização do projeto técnico de ampliação do Aeroporto de Santa Rosa - Luís Alberto Lehr. Após convênio firmado com o Governo Federal, o município já tem garantido o recurso de R$ 43 milhões, para a execução das melhorias. No momento, a empresa contratada pela prefeitura para a elaboração do projeto, está atualizando o orçamento da obra. Após essa atualização, o projeto será enviado novamente para a SAC – Secretaria de Aviação Civil, que dá o sinal positivo e autoriza a licitação das obras. 
 
Dentre as melhorias previstas, está a ampliação da pista de pouso. O local que atualmente é de 1.200 metros, vai passar para 1.630 metros, além de mais 120 metros de áreas de segurança pavimentadas (blast pads) e 180 metros de área de segurança não pavimentadas (RESAs), totalizando 1.930 metros de área de pista. Toda essa grande mudança, só vai ser possível por causa da insistência do Governo Municipal em buscar recursos e soluções que promovam o desenvolvimento de Santa Rosa.“Este é um dos projetos mais importantes de nossa gestão. Acreditamos e estamos trabalhando pelo desenvolvimento de Santa Rosa e o aeroporto é fundamental para que possamos seguir evoluindo, crescendo e oferecendo mais qualidade de vida para nossa comunidade”, destacou o Prefeito Anderson Mantei. A prefeitura realizou no ano passado, a aquisição de 37 hectares para as obras de ampliação do aeroporto, totalizando 72 hectares de área. 
 
Para esse ano, dezesseis milhões de reais do investimento total, foram garantidos através da indicação de emenda parlamentar da Bancada dos Deputados Gaúchos, no Governo Federal. O restante do valor, vai ser disponibilizado durante o próximo ano. Após concluídas as obras, o Aeroporto de Santa Rosa vai estar autorizado para receber aviões de até 150 passageiros. O projeto foi desenvolvido para que as aeronaves consigam sair daqui e voar até 600 milhas náuticas, o que vai possibilitar voos diretos até Curitiba, São Paulo e Campo Grande, por exemplo. Após a obra ser licitada, a ordem de início é emitida e o serviço começa a ser executado.
COMENTÁRIOS