Sisu 2023: veja como fazer inscrição no Portal de Acesso Único do MEC
16/02/2023 09:12 em Educação

As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2023.1 abrem nesta quinta-feira (16) e vão até dia 24 de fevereiro, próxima sexta. Os candidatos devem se cadastrar no processo seletivo pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC), que pode ser acessado com uma conta Gov.br. A inscrição é gratuita e aberta a todos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, exceto treineiros e candidatos que zeraram a prova de redação. Usando as notas do Enem, o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) distribui vagas em instituições de ensino superior e universidades públicas de todo país.

Ao se inscrever, o candidato poderá selecionar até duas opções de curso e mudá-las vezes quiser durante o período de inscrição. Vale ressaltar, entretanto, que apenas será considerada válida a última inscrição confirmada. O resultado da segunda edição do Sisu 2022 será divulgado dia 28 de fevereiro, no Portal Acesso Único. A seguir, confira o calendário do processo seletivo, o passo a passo para a consulta de vagas e como se inscrever para o Sisu 2023 do primeiro semestre.

Calendário do Sisu 2023.1


  • Inscrições: de 16 a 24 de fevereiro
  • Resultado da chamada regular: 28 de fevereiro
  • Matrícula da chamada regular: 2 a 8 de março
  • Inscrições na lista de espera: de 28 de fevereiro a 8 de março
  • Convocação dos candidatos em lista de espera: a partir de 13 de março

 

 

Como fazer inscrição no Sisu 2023 pelo Portal de Acesso Único do MEC

 

 

Para se inscrever no Sisu 2023.1 e concorrer a uma das vagas oferecidas, entre em "acessounico.mec.gov.br/sisu" e clique em "Fazer Inscrição". Depois, é preciso selecionar a opção "Entrar com Gov.br" e confirmar seus dados para que o Sisu possa entrar em contato.

Depois, com o cadastro confirmado, é hora de escolher suas opções de curso. Você pode selecionar até duas. É possível pesquisar as vagas pelo nome da cidade, da instituição ou do curso de graduação. Quando encontrar a vaga desejada, vá em "Escolher esta modalidade", confira os documentos que serão exigidos pela instituição na matrícula e finalize em “Confirmar minha inscrição”.

 

Como consultar as vagas disponíveis no Sisu 2023

 

 

Passo 1. Para fazer a consulta, acesse "https://acessounico.mec.gov.br/sisu" (sem aspas), desça a tela e clique em "Consultar oferta de vagas"

 

Passo 2. Na nova página, digite o nome do curso desejado e clique na opção correspondente.

 

Passo 3. Veja as vagas disponíveis. Se quiser, você pode consultar diretamente as listas de municípios, instituições e cursos. Você também pode usar filtros para refinar a sua busca; basta clicar no botão correspondente

Fonte: TechTudo

 

 

 
COMENTÁRIOS