FUMSSAR inicia a vacinação bivalente contra a COVID-19
17/02/2023 08:33 em Saúde

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa – FUMSSAR, inicia nesta quinta-feira (16), o processo de imunização contra COVID-19, com a vacina bivalente no município. O imunizante bivalente da Pfizer foi desenvolvido para combater a cepa original da doença e também a variante ômicron. A Fundação recebeu do Estado, 204 doses, destinadas exclusivamente para os residentes e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência de Idosos – ILPI, um dos grupos prioritários desta primeira fase. O público estimado neste grupo, é de cerca de 300 pessoas em Santa Rosa.

 

A bivalente começou a ser aplicada nesta tarde, para os residentes e trabalhadores da Associação das Damas de Caridade. “A COVID-19 é uma doença viral e, portanto, sofre mutações. Automaticamente, a vacina tem que acompanhar esse processo para reforçar a proteção da população. Inicialmente, conforme indicação do Ministério da Saúde, a vacina bivalente será direcionada para as pessoas dos grupos prioritários. Porém, mais para frente deverá seguir um escalonamento e atingir mais pessoas, a exemplo dos profissionais de saúde”, afirmou a Diretora da Atenção Básica, Dra, Fabiana Breitenbach.

 

Para os grupos prioritários com indicação de receber a dose bivalente, o critério é ter o esquema primário completo (D1 e D2) do imunizante monovalente, obedecendo o intervalo mínimo de 4 meses da última dose recebida (D2, reforço ou 2ª dose de reforço). O atendimento dos demais públicos definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde (MS), será realizado de forma sequencial, mediante recebimento de mais doses da vacina.

COMENTÁRIOS