RS deve ter chuva em excesso até primeira semana de março, alerta MetSul
27/02/2023 08:18 em Tempo

As regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul devem registrar volumes excessivos de chuva até a primeira semana de março. De acordo com a previsão da MetSul, os grandes volumes devem se concentrar principalmente nos outros estados do Sul do país – Paraná e Curitiba –, mas devem refletir em parte do RS. Curitiba deve ser a capital do Sul com chuva mais recorrente. A capital paranaense pode ter registro de chuva todos os dias ou quase todos os dias até o fim da primeira semana de março. 

Municípios das regiões gaúchas do Médio e Alto Uruguai, Planalto Médio, Campos de Cima da Serra, dos vales, da Serra, Grande Porto Alegre e Litoral Norte devem ser as que mais vão ter chuva até o final da primeira semana de março.

Em pontos do Nordeste gaúcho, inclusive, a chuva pode ser excessiva. Áreas entre a Serra e o Litoral Norte, especialmente, poderão anotar neste período de dez dias volumes elevados de precipitação, o que pode levar a alguns transtornos como queda de barreiras em rodovias.

Mesmo Porto Alegre não deve escapar de um padrão de chuva frequente, alerta a MetSul. A primeira semana de março na capital gaúcha deve ser de tempo bastante instável, com muitos momentos em que as condições serão chuvosas. A chuva pode inclusive ser forte, localmente intensa e com risco de alagamentos.

Em contraste, o Oeste e o Sul gaúcho devem enfrentar uma condição de tempo mais seco com volumes de chuva predominantemente baixos na maioria das localidades, exceto por formações muito isoladas geradas por calor e umidade. O cenário, assim, é pouco favorável para redução do déficit hídrico da estiagem.

Fonte: Correio do Povo

 
COMENTÁRIOS