Japão faz remapeamento e descobre que tem 7 mil ilhas a mais do que imaginava
02/03/2023 10:37 em Internacional

Japão recontou suas ilhas – e descobriu que tem 7.000 a mais do que se pensava anteriormente.

O mapeamento digital da Autoridade de Informação Geoespacial do Japão descobriu recentemente que existem 14.125 ilhas em território japonês, mais que o dobro das 6.852 que estão em uso oficial desde um relatório de 1987 da Guarda Costeira do Japão.

 

No entanto, a Autoridade de Informação Geoespacial japonesa enfatizou que o novo número reflete os avanços na tecnologia de levantamento e o detalhamento dos mapas usados ​​para a contagem – o que não alterou a área total de terra em posse do Japão.

O órgão afirmou que, embora não haja acordo internacional sobre como contar ilhas, usou o mesmo critério de tamanho da pesquisa anterior, 35 anos atrás.

Isso envolveu a contagem de todas as áreas naturais de terra com uma circunferência de pelo menos 100 metros.

O novo número não inclui nenhuma terra recuperada artificialmente.

As ilhas que cercam o Japão estiveram no centro de várias disputas territoriais.

O Japão reivindica as ilhas Curilas do Sul, controladas pela Rússia, que Tóquio chama de Territórios do Norte, uma disputa que data do final da Segunda Guerra Mundial, quando as tropas soviéticas as tomaram do Japão.

O Japão também diz ter uma reivindicação histórica sobre as desabitadas Ilhas Senkaku no Mar da China Oriental, que atualmente administra, mas a China contestou repetidamente essa reivindicação.

Enquanto isso, o Japão e a Coreia do Sul permanecem travados em uma disputa de mais de 70 anos sobre a soberania de um grupo de ilhotas conhecidas como Dokdo por Seul e Takeshima por Tóquio no Mar do Japão, que a Coreia chama de Mar do Leste.

 

Fonte: CNN Brasil

COMENTÁRIOS