Conheça a Bluesky, nova rede social do criador do Twitter disponível para iPhone
03/03/2023 11:36 em Tecnologia

Nos últimos meses, muitos usuários ficaram descontentes com algumas mudanças no Twitter promovidas pelo bilionário Elon Musk, proprietário da rede social desde abril de 2022.

O lançamento do Twitter Blue – plano de assinatura que dá benefícios aos usuários – deixou os “tuiteiros” preocupados em precisar pagar para usufruir das vantagens.

 

Além disso, polêmicas dentro da própria empresa, como demissões em massa, acendem um alerta na rede social.

Para quem está pensando em migrar do Twitter, mas gosta do formato da rede social, uma alternativa pode ter chegado: a Bluesky.

Desenvolvida por Jack Dorsey, criador e ex-CEO do Twitter, a nova rede chegou nesta semana à App Store. No entanto, só é possível baixar a nova rede social através de um convite.

Diferencial da Bluesky

A nova rede social de Jack Dorsey é apontada como um Twitter “descentralizado”.

Criada em código aberto, o diferencial da Bluesky em relação as outras mídias está na possibilidade de uma integração entre plataformas e maior controle sobre o consumo de conteúdos.

Isso quer dizer que, por estar em código aberto, é possível se comunicar através das redes sociais. Imagine a possibilidade de ter o Instagram, TikTok, Twitter e Facebook em apenas um só lugar.

A integração é possível porque a rede social funciona por uma linguagem de código aberto chamado Authenticated Transfer Protocol (AT Protocol).

 

Funcionalidades da rede social

As funcionalidades da Bluesky são bem similares ao Twitter – seja em relação aos recursos disponibilizados até o visual parecido ao da rede de Elon Musk.

No aplicativo, é possível seguir e pesquisar contas de outras pessoas. Também há a possibilidade de ver as atualizações e posts de quem você segue através de uma timeline.

/ Divulgação/Bluesky

Na sua conta, é possível adicionar uma foto de perfil, plano de fundo e uma biografia resumida sobre você. Também é mostrado quantos seguidores você segue e possui.

Outras funcionalidades são as postagens, que podem ser respondidas, curtidas e até retuitadas. Não gostou de alguma conta? Também há a possibilidade de silenciar e até bloqueá-las.

Ainda em fase beta, o recurso de mensagens diretas (DMs) ainda não está disponível. Também não há data para o lançamento da Bluesky para celulares Android.

Como conseguir o convite?

Para os usuários de celulares iOS que estão curiosos para testar a rede social, confira como você pode conseguir o convite:

  • Acesse o site da Bluesky por aqui;
  • Clique em “Bluesky private beta” localizada na parte inferior da tela;
  • Forneça seu endereço de e-mail.

 

Após estes passos, será enviado o código de convite para o seu e-mail. O tempo depende da quantidade de pessoas solicitando o acesso.

Fonte: CNN Brasil

COMENTÁRIOS