CER II realiza Exposição de Fotos: “Lugar de Autista é em todo o lugar”
31/03/2023 16:50 em Saúde

 

A equipe multiprofissional que atua no CER II – Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual da FUMSSAR, realizou na noite desta quinta-feira (30), a abertura oficial da Exposição de Fotos: “Lugar de Autista é em todo o lugar”. A ação aconteceu no Centro Cultural Prof. Fioravante Pedrazani. O objetivo do evento foi retratar as rotinas de crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA, demonstrando que as mesmas estão e podem ser inseridas, em todos os lugares da sociedade.

 

 

O projeto surgiu em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 02 de abril e ao mês Abril Azul. A Coordenadora do CER II, Michelli Pess, destacou que a exposição surgiu com a ideia de comemorar estas datas tão representativas, com os autistas, amigos e familiares, além de mostrar para a população, a importância de abordar este tema, “Nós equipe técnica, sabemos o quanto é estigmatizado este diagnóstico de TEA, e nenhuma norma será suficiente se não conseguirmos mudar a concepção que muitos fazem do autismo. Um dos mitos recorrentes é que a pessoa autista vive em seu mundo próprio, sem condições de interagir com o próximo e distante da realidade que o cerca. Outro é que o autista não sabe comunicar seus sentimentos e que é incapaz de manifestar afeto. Por isso, estamos aqui, neste dia especial, cientes que “Lugar de autista é em todo o lugar”.

 

Participaram do projeto, 30 crianças com diagnóstico de TEA e suas famílias. A exposição será itinerante. As fotos vão estar disponíveis para visitação, nos dias: 31/03, 01/04 e 03/04 no Centro Cultural Prof. Fioravante Pedrazani. No dia 02 de abril, domingo, o material será exposto no evento alusivo ao Dia de Conscientização do Autismo, promovido pela Associação de Pais de Autistas de Santa Rosa, no Parque de Exposição e o encerramento da mostra vai acontecer junto ao III Fórum Estadual, promovido pelo Centro Macrorregional – TEAcolhe, no dia 04 de abril, no Auditório da Unijuí - Campus Santa Rosa.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!