Unesco lança a publicação Liderança escolar: diretores como fatores-chave para a transformação da educação no Brasil.
27/04/2023 15:58 em Educação

Diretores são essenciais para a melhoria da qualidade educacional

Autoridades discutem como aprimorar escolha e a formação dos gestores

 

A representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil lançou, nesta quarta-feira (26), a publicação Liderança escolar: diretores como fatores-chave para a transformação da educação no Brasil.

A publicação mostra que a liderança dos diretores escolares é o segundo fator que mais influencia a melhoria da educação, atrás, apenas, da atuação direta dos professores dentro das salas de aula.

O lançamento da publicação, pela internet, faz parte da comemoração do Dia da Educação, comemorado em 28 de abril, e contou com a presença de dez acadêmicos brasileiros e estrangeiros ligados ao desenvolvimento da educação.

Na foto: Diretora Pedagógica do Centro Tecnológico Machado de Assis, Profa. Mônica Gasparetto.

A diretora da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, disse que o estudo pretende contribuir para assegurar uma “educação inclusiva, equitativa e de qualidade”, como previsto no quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata da Educação de Qualidade.

“Reconhecemos o papel da boa liderança escolar como uma poderosa força capaz de transformar a qualidade de educação e de influenciar de maneira positiva o trabalho coletivo que se realiza diariamente na educação básica. Mais do que nunca, que precisamos de mentes críticas para tempos que também são críticos”, disse a diretora da Unesco.

 

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-04/diretores-sao-essenciais-para-melhoria-da-qualidade-educacional

COMENTÁRIOS