De acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que apenas 1,8% da população doa sangue regularmente. Em Santa Rosa, a média mensal de doadores é de 700 doadores, de acordo com o Hemocentro Regional, responsável pelo fornecimento a 24 hospitais conveniados.
Somando com as mobilizações do Dia Mundial do Doador de Sangue, marcado neste 14/Jun, o Hospital Vida & Saúde, em parceria com a Fema Santa Rosa alerta para a importância da doação e realiza o JUNHO VERMELHO. Um ato simples, mas de grande importância que pode salvar vidas.
No Hospital Vida & Saúde, a Agência Transfusional é responsável pelo armazenamento e gerenciamento de sangue e seus derivados. É através do trabalho dos profissionais da Agência, que os pacientes internados recebem transfusão de sangue quando necessário. De acordo com a coordenação do setor, os casos mais recorrentes são de pacientes de urgência e emergência, pacientes de UTI, pacientes cirúrgicos, de hemodiálise e oncológicos.
“É importante conscientizar a comunidade para manter os estoques de sangue e hemocomponentes dos hospitais completos, a fim de que todos os tratamentos sejam garantidos, isso inclui desde cirurgias até tratamentos quimioterápicos em pacientes com câncer e tratamento de doentes crônicos internados”, explica o médico hematologista, Dr. Marcus Vinicius Ludwig.
As doações de sangue devem ser feitas diretamente no Hemocentro de Santa Rosa. A doação pode ser realizada mediante agendamento pelo WhatsApp (55) 3513-5140. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h e das 13h30 às 17h.
é á:
• Ter entre 16 e 69 anos - menores de 18 só podem doar com o consentimento formal dos responsáveis;
• Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já tiverem doado antes dos 60 anos;
• Pesar mais de 50 kg;
• Estar saudável;
• Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;
• Caso queira doar após o almoço, aguarde 2 horas;
• Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24h.