Outubro Rosa: Município divulga programação
05/10/2023 08:32 em Saúde

O mês de outubro é marcado pelo Movimento Internacional de Conscientização para o Controle do Câncer de Mama e mais recentemente do Câncer de Colo do Útero. A campanha tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças. A Prefeitura, através da Assessoria de Políticas para as Mulheres, em parceria com entidades e instituições do município, programou diversas atividades para este mês. Entre as ações, serão realizadas palestras, rodas de conversa, cultos, dinâmicas, confraternizações, atividades físicas, entre outras. A programação vai até o dia 28 de outubro.

 

A abertura oficial aconteceu nesta terça-feira (03), com uma Roda de Conversa realizada pela equipe do Centro de Referência de Atendimento à Mulher no Salão da UBS Júlio de Oliveira. A atividade foi promovida pela FUMSSAR. A Gerente de Políticas para as Mulheres, Solange Griza, destaca a importância de reforçar as medidas de prevenção para uma vida mais saudável, “Acreditamos que todos os meses são propícios para falar e conscientizar sobre o câncer de mama e o câncer de colo do útero, mas é no Outubro Rosa que as ações se intensificam no mundo todo. Diversas atividades vão ser realizadas em Santa Rosa, com o objetivo de auxiliar na prevenção das doenças e proporcionar um cuidado integral da população”.

 

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais incidente em mulheres no Brasil. Raramente a doença pode ser diagnosticada, também, entre homens. Por isso, a importância do autoexame ao perceber qualquer alteração nas mamas. Uma das formas de diagnosticar a doença é por meio da mamografia, um exame capaz de identificar lesões nos estágios iniciais. A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa oferece pelo SUS, a mamografia para mulheres a partir dos 50 anos de idade. De janeiro a julho deste ano, foram realizados 1.925 exames de mamografia pela FUMSSAR. Além disso, até setembro, foram coletados 4.668 exames citopatológicos (preventivo) que auxilia na prevenção e detecção precoce do câncer de colo do útero. Dúvidas sobre exames, diagnósticos e tratamentos, podem ser esclarecidas na Unidade Básica de Saúde de referência.

 

O encerramento da programação do Outubro Rosa, será no sábado (28/10), das 08h às 12h, na UBS Jardim Petrópolis. Na oportunidade, será realizado um Dia D com coletas de preventivo para as mulheres que fazem parte da unidade. A programação completa pode ser conferida nas páginas oficiais da Prefeitura de Santa Rosa.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!