Oito cidades brasileiras têm reconhecimento por práticas de turismo sustentáveis.
30/10/2023 14:22 em Entretenimento

Receberam destaque na nova edição da lista "TOP 100 Good Practice Stories" as cidades de:

Navegantes, Bombinhas, Urubici, Bom Jardim da Serra e Itá, em Santa Catarina e Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Apodi, no Rio Grande do Norte. 

Brasil conquistou mais um reconhecimento internacional por implantar práticas sustentáveis no turismo. Oito cidades brasileiras estão na prestigiada lista "TOP 100 Good Practice Stories”, promovida pela Green Destinations, uma organização holandesa que destaca e premia 100 histórias de sucesso que inspiram líderes do turismo responsável em todo o mundo. A maior parte dos municípios estão no estado de Santa Catarina.

Divulgada durante Conferência Anual da Green Destinarions na Estônia, o ranking destacou localidades em todo o mundo, como: Japão, Índia, Estados Unidos, Peru, Portugal e Brasil. As histórias escolhidas contam iniciativas e projetos inovadores e eficazes de destinos que trabalham para um desenvolvimento mais sustentável a nível global.

Estão no ranking as cidades catarinenses de Urubici e Bom Jardim da Serra, localizadas na região serrana; Bombinhas e Navegantes, no litoral norte e Itá, que fica no oeste do estado. No Rio Grande do Norte, o destaque ficou por conta das localidades litorâneas Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Apodi.

NAVEGANTES (SC) – Localizado na região litorânea de Santa Catarina, Navegantes foi premiada com o projeto Restinga Preservada, Nossa Orla Protegida, que promove a recuperação da vegetação na orla, com foco em educação ambiental e sustentabilidade. A cidade possui uma longa área de preservação da vegetação, permitindo que a região urbana central coexista com o litoral de forma sustentável.

BOMBINHAS (SC) – Considerada um dos melhores locais do litoral catarinense para a prática de mergulho, Bombinhas recebeu reconhecimento pelo programa "Escola do Mar" que oferece conhecimentos de letramento oceânico, patrimônios culturais, sustentabilidade e empreendedorismo a estudantes. As praias do litoral de bombinhas também são reconhecidas pelo Certificado Bandeira Azul, que possui o compromisso de cuidar do meio ambiente e promover a proteção das praias brasileiras.

URUBICI (SC) – Diretamente da Serra Catarinense, Urubici se destacou pelo avanço sustentável nos últimos anos. A cidade possui uma natureza de tirar o folego, onde 90% dos atrativos locais são direcionados para a prática em meio a natureza, como o turismo contemplativo, cenográfico, ecoturismo e de aventura.

Com a procura pelo turismo na região serrana, a cidade promoveu a criação de novas diretrizes para o desenvolvimento da atividade turística de forma sustentável. O projeto de Gestão Sustentável do Turismo recebeu a premiação pelo seu compromisso com o meio ambiente.

BOM JARDIM DA SERRA (SC) – Composto 100% pelo bioma da Mata Atlântica, Bom Jardim da Serra (SC) se destacou ao valorizar o turismo e compartilhar informações sobre seus atrativos turísticos e história. O turismo da região começou a se desenvolver com a Fazenda Santa Rita e o Serra do Rio do Rastro Ecoresort, criados nos anos 80 e 90. Os hotéis da serra impulsionaram uma nova atividade economia, desenvolvendo o setor de uma forma sustentável e auxiliando a comunidade no impacto econômico.

ITÁ (SC) – Presente na renomada lista há três anos, o município de Itá recebeu reconhecimento pelo projeto: Selo Verde. A cidade tem desenvolvido a sustentabilidade por meio do turismo e com o programa conseguiu promover a certificação coletiva e gratuita da população que destaca práticas sustentáveis de empresas e organizações locais, destacando a visibilidade dessas iniciativas.

TIBAU DO SUL (RN) – Lugar onde a paz, a natureza e a tranquilidade reinam. Trata-se de Tibau do Sul, cidade no Rio Grande do Sul que também se destacou, demonstrando práticas inovadoras e sustentáveis em seu setor turístico.

Os extrativistas de Cabeceiras, anteriormente em situação financeira precária, praticavam pesca, agricultura e extração de ostras em seu ambiente natural. Contudo, a extração de ostras era conduzida sem considerações ambientais, priorizando a exploração. A criação da APROOSTRAS, fomenta o cultivo sustentável das ostras, preservação do meio ambiente e estabeleceu a rota das ostras como uma alternativa de produção associada ao turismo.

SÃO MIGUEL DO GOSTOSO (RN) – Viajando para o nordeste, São Miguel do Gostoso conquistou seu espaço na lista pelas ações positivas no turismo responsável. A TRIIBO Agroforestry, fundada em 2018, oferece capacitação, educação ambiental e feiras agroecológicas que defendem a agricultura regenerativa e a produção de alimentos saudáveis. Esse projeto promove práticas sustentáveis que foram introduzidas no turismo na fazenda, proporcionando experiências de educação e gastronomia.

APODI (RN) – Contribuindo para a diversidade das histórias brasileiras, o projeto de Turismo Pedagógico de Apodi desenvolve a consciência ambiental dos alunos com práticas pedagógicas relacionadas ao turismo, integrando esse tema nas escolas e cumprindo as diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental. Além disso, o projeto sensibiliza os residentes para se envolverem e se sentirem conectados aos atrativos turísticos da região.

 

Por Vitória Moura
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!