Semana do Doador de Sangue: HEMOSAR presta homenagens e chama atenção ao gesto solidário.
21/11/2023 11:19 em Saúde

Está acontecendo a Semana do Doador de Sangue

Homenagear as pessoas que ajudam a salvar vidas doando o próprio sangue e estimular a prática à quem resiste ao gesto de solidariedade, são objetivos das atividades que estão sendo realizadas junto ao Hemocentro Regional de Santa Rosa – HEMOSAR, dentro do movimento alusivo á Semana Nacional do Doador de Sangue, iniciada nessa segunda-feira (20/Nov).

Até o sábado (25/Nov) que é o Dia Nacional do Doador de Sangue, os doadores contam com uma programação diferenciada, pois, a equipe no HEMOSAR acolhe os doadores com ornamentação especial, lanches mais elaborados, um carinho estendido às  instituições parceiras no incentivo ao ato solidário de doar. Inclusive está prevista para esta sexta-feira (24), homenagem aos 10 doadores fidelizados que mais doaram em 2023.

Em entrevista à Rádio FEMA na manhã dessa terça-feira (21), a Gerente do HEMOSAR, Josiane Aquino detalhou o funcionamento do HEMOSAR, estrutura inaugurada em 1998 e que hoje é responsável por fornecer sangue à 52 municípios, um total de 600 mil habitantes e atende 24 agências transfusionais (hospitais da região).

De um universo 10 mil doadores/ano, algo em torno de 3.500 doadores regulares, detalhou a Gerente, também evidenciando o aumento da demanda e do volume de doações realizadas em 2023. São em média 830 coletas de sangue por mês e, até outubro recente, foram atendidos em torno de 7.400 doadores.

O movimento da Semana do Doador também ajuda a desmistificar o ato, que é seguro e fundamental para salvar vidas.  “São realizados 10 exames sorológicos, além do teste de anemia, para verificar a condição da pessoa para doar”.

Uma única doação pode salvar quatro vidas, pois, o sangue é dividido em componentes e cada um destinado conforme a necessidade dos pacientes. E eles são muitos, inclusive pessoas com doenças graves que precisam de sangue para se recuperar.

A validade do sangue coletado também está relacionada à importância da campanha, pois, são só 35 dias de validade e a colega nessa época do ano garante um estoque mais seguro para o período de festividades de final de ano, quando muita gente entra em férias e há uma queda significativa no número de doadores. “... é um momento importante para conscientizar a comunidade, na intenção de que mais pessoas se tornem doadoras e nos auxiliem para manter os estoques em níveis seguros neste final de ano, onde temos um período de feriados e também de férias”.

Para doar sangue, o interessado deve contatar o Hemocentro por telefone e agendar, pelo número/whats 55 - 3513-5140. O endereço é Rua Boa Vista, 401, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!