Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa – FUMSSAR completa 28 anos nesta quarta-feira (27/12). Fundada em dezembro de 1995, hoje é referência no Estado e no Brasil e faz com que o município seja reconhecido como uma das melhores cidades do país, em serviços de saúde. Com 378 servidores ativos, 18 Unidades Básicas de Saúde e diversos outros serviços, a instituição possui uma estrutura administrativa e técnica para executar as políticas de saúde do município e da região.
Através de uma Gestão que se mantém sempre atualizada com as novas políticas de saúde, a autarquia segue inovando na execução de ações de saúde pública. Em destaque, podemos citar a construção dos serviços de cardiologia, autismo, 3º turno em 6 UBSs e a contratação de mais profissionais médicos para o município. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destaca o papel da instituição para promover um cuidado integral da população, “Esta é uma data muito significativa para todos nós que fazemos a saúde pública de Santa Rosa. Hoje, a FUMSSAR é responsável por gerenciar mais de R$ 180 milhões em serviços de saúde, sempre com critérios técnicos e fazendo a diferença na vida das pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde”.
A FUMSSAR tem sob sua guarda diversos serviços regionais, como: Hemocentro, UPA, SAMU, CEREST, Centro Regional de Reabilitação Auditiva e Intelectual – CER II e o Centro Macrorregional de Referência em Autismo. Além disso, a instituição é gestora dos recursos hospitalares para Santa Rosa e região, permitindo um atendimento qualificado aos usuários do SUS. Fazem parte também da estrutura da Fundação de Saúde: Farmácia Municipal, Vigilâncias em Saúde, Centros de Atenção Psicossocial, Práticas Integrativas e Complementares, Centro de Especialidades, Laboratório Municipal de Análises Clínicas e o Núcleo de Ensino e Pesquisa.