Quaresma: um dos maiores marcos no calendário católico começa!
14/02/2024 17:55 em Geral

 

A Quarta-feira de Cinzas, que este ano cai no dia 14 de fevereiro, marca o início de um importante período no calendário litúrgico da Igreja Católica, a Quaresma, visto como um tempo de reflexão, oração e caridade.

O padre Rodrigo Thomaz, vigário da Paróquia Imaculada Conceição do Ipiranga, graduado em Filosofia e Teologia, mestre em Teologia Sistemática pela PUC-SP e doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) explica que a Quaresma é um tempo em que é possível chamá-lo de “grande retiro espiritual”, onde, durante 40 dias, por meio de práticas penitenciais (jejum, oração e esmola), se busca a “conversão do coração”.

O teólogo diz que o Catecismo ensina que “todos os anos, pelos 40 dias da Grande Quaresma, a Igreja une-se ao mistério de Jesus no deserto”. Segundo a Bíblia, este período é marcado pela peregrinação de Jesus no deserto, onde jejuou e foi tentado pelo Diabo, após ser batizado por João Batista.

Três foram as tentações sofridas durante a jornada: a sugestão de transformar pedras em pão para saciar sua fome, a oferta de todo o poder e glória dos reinos do mundo em troca de adoração e a proposta de atirar-se do pináculo do templo para que fosse salvo.

Preparo espiritual e redenção

Durante a Quaresma, o padre explica que adeptos da religião são convidados a se prepararem espiritualmente para a celebração da Páscoa, considerada o ápice do ano litúrgico da Igreja Católica, por meio do arrependimento de seus pecados, abstenção de certos prazeres e dedicação à oração, ao jejum e à caridade.

Fotos: freepik.com

Matéria: uol.com.br

COMENTÁRIOS