Sabe quais são as línguas mais faladas no mundo e a posição do português no ranking?
20/02/2024 17:41 em Geral

As línguas mais faladas no mundo!

 

Você sabe qual é a posição do nosso velho e bom Português?

As línguas são mais do que apenas palavras; são janelas para diversas culturas e conexões globais. A presente matéria tem base uma listagem de 30 idiomas falado pela maioria das pessoas do nosso planeta. Talvez até você se surpreenda com o número de falantes de alguns idiomas.

Importante destacar que há discordância, também quanto aos números aqui apresentados, em várias fontes de informações. Sobre o idioma português, há quem diga que o número não é real e que estaria aquém da realidade.

Estaria na 30ª posição o idioma Gujarati, falado por 61 milhões de pessoas, desempenhando papel vital na diversidade linguística e na história da Índia. Na sequência, o Chinês Yue (cantonês), com 68 milhões de falantes, tem significado e impacto cultural no sudeste asiático. Seguido do tailandês, com 69 milhões de falantes, apresenta seus tons e escrita únicos.

Saltando para o 20º lugar e pela ramificação grande no Brasil, temos o Alemão, falado por 135 milhões de pessoas, tem importância vital na Alemanha, Áustria e Suíça.

E aqui estaria o nosso português, no 9º lugar, abraçado por 223 milhões de falantes no mundo todo, sendo língua oficial em 10 países, incluindo Brasil e Portugal.

4 lugar, o espanhol, como a quarta língua mais falada do mundo, tem 534 milhões de falantes e reivindica status oficial em 21 países das Américas e da Europa. Em 3º o hindi, com impressionantes 602 milhões de falantes, ocupa o centro das atenções como idioma oficial da Índia, refletindo a diversidade de línguas e a rica herança cultural do país. No segundo lugar o mandarim, falado por colossais 1,12 bilhão de indivíduos, brilha como uma língua rica em história e significado cultural, sendo utilizada principalmente na China, Taiwan e Singapura.

E na primeira posição, o inglês, com estimativa de 1,45 bilhão de falantes em todo mundo, e assim considerada a língua universal para interações internacionais, mantendo status oficial em vários países de todo o mundo.

 

Países com o português como língua oficial

Angola

Brasil

Cabo Verde

Guiné-Bissau

Guiné Equatorial

Moçambique

Portugal

São Tomé e Príncipe

Timor-Leste

Macau*

*Macau não é um país, e sim uma região autônoma da costa sul da China continental, e teve colonização portuguesa.

 

 

Fontes:

lingua.com

istoe.com.br

e Reportagem Rádio FEMA

 

 

 

COMENTÁRIOS