O Brasil venceu Zâmbia, por 1 a 0, na manhã desta terça-feira, no Estádio de Saitama, no Japão, e classificou para as quartas de final do futebol feminino das Olimpíadas. Com o resultado enfrentará o Canadá, na sexta-feira, em Miyagi, às 5h.
Em um jogo marcado por intensos combates físicos, as comandadas de Pia Sundhage tiveram dificuldades para furar o bloqueio das africanas. O gol brasileiro foi marcado no primeiro tempo e excelente cobrança de falta da atacante Andressa Alves.
Praticamente classificada, Pia aproveitou a partida para descansar jogadores, já pensando na próxima fase da competição.
Em jogo duro, Brasil abre o placar em cobrança de falta
O Brasil começou o jogo atacando as africanas. Aos quatro minutos, Andressa Alves cobrou falta da esquerda de ataque para a área, a bola bate em uma defensora da Zâmbia e sobra para Rafaelle. A brasileira tentou de letra, mas a goleira Nali fez excelente defesa. Um minuto depois, Zâmbia criou a primeira oportunidade. Banda é lançada na entrada da área, se livra de duas marcadoras brasileiras e chuta colocado na esquerda de Bárbara, que salta e espalma com a mão esquerda. No rebote, a seleção de Zâmbia finalizou mais uma vez, próximo a linha de fundo e a goleira brasileira faz nova importante defesa.
Aos nove, a equipe de Pia Sundhage voltou a levar perigo. Jucinara cruzou da esquerda de ataque, Ludmila fez o corta-luz e a bola sobrou para Bia Zaneratto, livre, na marca do pênalti. A atacante ajeitou e bateu, mas goleira Nali saiu da meta e fez excelente defesa. Três minutos depois, Ludmilla foi derrubada na entrada da área e a árbitra japonesa Yoshimi Yamashita expulsou Mweemba, por ser a última jogadora em um lance com chance clara de gol.
No lance, a goleira Nali acabou sofrendo uma pancada na cabeça e teve que deixar o gramado de maca com o pescoço imobilizado. Aos 19, Andressa Alves cobrou falta próximo à linha da grande área no lado esquerdo de Mulose, que saltou, mas não alcançou. Brasil 1 a 0.
Aos 25, Bia Zaneratto e Kundananji se chocaram de cabeça na entrada da área do Brasil e a atacante brasileira precisou deixar o gramado, com a entrada de Giovana. Em um jogo com muitos embates físico, as duas equipes passaram a disputar a bola de intermediária a intermediária, sem chances claras de gol.
Com os quatorze minutos de acréscimos, devido as diversas paralisações, a Seleção voltou a levar perigo aos 51. Andressa Alves cobrou falta próximo a linha lateral pela esquerda de ataque e a Rafaelle cabeceou muito próximo do poste superior da seleção africana. Andressa Alves aproveitou rebote, aos 57, e bateu de dentro da área, mas a bola subiu e foi no poste superior de Musole.
Brasil cria pouco, mas classifica
O Brasil voltou para a etapa final com Júlia Bianchi e Duda nas vagas de Formiga e Marta. Aos 18, Poliana acertou uma cabeçada em uma adversária e deixou o gramado com o pescoço imobilizado para a entrada da zagueira do Inter Bruna Benites. E a atacante Geyse substituiu Ludmila.
A primeira oportunidade do segundo tempo foi de Zâmbia. Aos 19, Banda cobrou falta da intermediária próximo ao poste superior direito da goleira Bárbara. Com cinco alterações, a Seleção Brasileira chegou a criar jogadas ofensivas, mas teve dificuldades para finalizar na meta de Musole.
Andressa Alves criou boa oportunidade aos 32. A atacante bateu falta da direita de ataque, próximo a linha de fundo, e a bola passou próximo ao poste direita da meta africana. Três minutos depois, Andressa deixou o gramado para a entrada de Debinha.
Aos 40, Jucinara cruzou da esquerda de ataque e Geyse cabeceou, mas a bola subiu e saiu pela linha de fundo. Apesar da pressão de Zâmbia nos minutos finais, a Seleção Brasileira conseguiu a vitória, mas classificou em segundo no grupo F.
Grupo F dos Jogos Olímpicos
Brasil (1)
Bárbara, Letícia Santos, Poliana (Bruna Benites), Rafaelle e Jucinara; Formiga (Júlia Bianchi), Angelina, Andressa Alves (Debinha) e Marta (Duda); Ludmila (Geyse) e Bia Zaneratto (Giovani). Técnica: Pia Sundhage
Zâmbia (0)
Nali (Musole); Mweemba, Belemu, Musase e Tembo; Oseke, Chanda, Chitundu (Phiri), Lungu; Banda e Kundananji. Técnico: Bruce Mwape.
Gols: Andressa Alves (19min/1°T).
Cartões amarelos: Phiri (Z) e Angelina (B).
Cartão vermelho: Mweemba (Z).
Árbitra: Yoshimi Yamashita (JAP).
Assistentes: Makoto Bozono (JAP) e Naomi Teshirogi (JAP).
VAR: Marco Guida (ITA).
Local: Estádio de Saitama, Saitama (JAP).
Fonte: Correio do Povo