A quarta-feira foi de frio intenso em Santa Catarina, onde foi registrado -7,8°C no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, que fica a 1.822 metros de altitude. A temperatura igualou o recorde de julho de 2013. O frio intenso decorre de uma massa de ar polar que chegou ao estado. Urupema registrou -7,3°C e São Joaquim -5,8°C, segundo dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).
Com as baixas temperaturas no início da manhã em São Joaquim, as árvores do centro da cidade ficaram congeladas com ajuda de aspersores (de irrigação) e um clima propício, com a sensação térmica chegando a -12ºC na região.
Segundo boletim da Epagri/Ciram, a temperatura negativa associado a umidade favorece a condição de chuva congelada e/ou neve nas áreas mais altas do Planalto Sul de Santa Catarina na tarde desta quarta-feira.
“Esta condição se mantém até a manhã de quinta e também pode ocorrer nas áreas mais altas do Meio Oeste, Planalto Norte e até mesmo no Alto Vale do Itajaí”, diz o comunicado da manhã desta quarta-feira. “A previsão é de que a temperatura mínima do ar varie de 0 e 5°C em boa parte de SC e as menores entre -1 e -5°C. Nos topos de Serra do Planalto Sul, as menores valores podem variar entre -5 a -8 graus”.
• Confira as dez menores temperaturas registradas:
Bom Jardim da Serra: -7,8 °C
Urupema: -7,3 °C
São Joaquim: -5,8 °C
Urubici: -5,6 °C
Painel: -4,3°C
Água Doce: -4°C
Lebon Régis: -3,9°C
Caçador: -3,7°C
Lages: -3,4°C
Monte Castelo: -3,3°C
Fonte: Correio do Povo