Sob pressão e protestos, Grêmio encara confronto direto para evitar disparada do Cuiabá
18/08/2021 10:02 em Esporte

O Grêmio enfrenta o Cuiabá, na Arena Pantanal, a partir das 19h, sob pressão para tentar reduzir a distância em um confronto direto na briga contra o rebaixamento. O adversário desta quarta-feira é o primeiro time fora do Z-4 e está com uma vantagem de sete pontos, o que dá peso de decisão para o duelo válido pela 5ª rodada do Brasileirão.

O Tricolor ainda ficará com uma partida a menos em relação ao Cuiabá, já que precisa enfrentar o Flamengo para completar a sua cota de jogos adiados.

Uma derrota faz o rival abrir 10 pontos, embora não mude a distância para a primeira equipe fora do Z-4, já que o Fluminense, com 17 pontos, cairia para a 16ª colocação. Mas além do que o impacto na tabela, um resultado ruim aumentaria ainda mais o clima ruim e poderia inclusive provocar mudanças.

A expectativa de deixar o clima de pressão em Porto Alegre foi frustrada logo na chegada ao hotel que abriga a delegação gremista em Mato Grosso com um protesto. Um grupo de gremistas esperou a delegação com faixas e foguetes para protestar pela má fase da equipe. Aliás, isso pode se repetir em Cuiabá mesmo em caso de derrota.

 

Fazendo referência ao último episódio de polêmica fora dos gramados, a presença de jogadores em uma festa de aniversário no domingo, as faixas diziam: "Banda de pagode do Grêmio: Inimigos da vitória" e "É us guri do Rebaixasamba!".

A forte entrevista de Felipão após a derrota para o São Paulo deu o tom das cobranças para a semana. Incomodado com o gol sofrido e a perda de um ponto no Morumbi, o técnico gremista cobrou uma nova postura dos jogadores para a sequência da competição.

– Os jogadores vão ficando cada vez mais encucados, com essa situação de ter que descer. Não vamos, mas temos que jogar diferente, sermos diferentes, aceitarmos onde estamos, para poder fazer diferente — apontou o técnico.

Na segunda-feira, após a polêmica presença de jogadores em uma festa de aniversário no dia anterior, foi a vez do presidente Romildo Bolzan entrar em ação. O mandatário reuniu todos os jogadores para uma conversa sobre o momento e as dificuldades do clube. O tom do encontro foi de otimismo, com um voto de confiança de Bolzan de que o grupo iria dar a resposta.

Além da pressão e das dificuldades de equipe, outro ponto que aumenta ainda mais o grau de dificuldade para o jogo desta quarta-feira é o calor de Cuiabá. A previsão indica que a temperatura deve estar na casa dos 34°C no momento do início do jogo.

Para tentar vencer um adversário direto, Felipão aposta em um novo meio-campo. Thiago Santos e o estreante Villasanti terão a responsabilidade de proteger o sistema defensivo e também auxiliar no início da construção ofensiva, com Maicon mais à frente. Sem Geromel, suspenso, a tendência é de que Rodrigues forme a dupla de zaga com Ruan.

O jogo ganhou ares de decisão nos bastidores do Grêmio, Um eventual insucesso contra o Cuiabá, além de dar 10 pontos de vantagem para o primeiro time fora do Z-4, também pode provocar mudanças no clube para a sequência do Brasileirão.

Fonte: G1

 

COMENTÁRIOS