É oficial: crise energética já afeta produtividade da indústria chinesa
01/10/2021 09:13 em Economia

Fábricas de Hong Kong, na China, estão sofrendo em um momento em que a segunda maior economia do mundo tem que lidar com outra preocupação: o agravamento da crise no fornecimento de energia.

Uma pesquisa do governo chinês sobre a atividade manufatureira divulgada nesta quinta-feira (30) mostra que o índice caiu para 49,6 em setembro, ante 50,1 em agosto. Qualquer pontuação abaixo de 50 indica contração — e, neste caso, foi a primeira vez que a pesquisa oficial mostrou redução da atividade desde o início da pandemia de Covid-19.

As fábricas estão sendo afetadas pela elevação do custo da energia, de acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas da China, que acrescentou também que os negócios de alta energia não estão desenvolvendo.

“O quadro geral é que a indústria estava acelerada antes mesmo da última escassez de energia”, disse Julian Evans-Pritchard, economista sênior da Capital Economics para a China.

Um boom na construção e na manufatura impulsionou grande parte da recuperação econômica da China neste ano e desempenha um papel vital no crescimento.

Mas esse trabalho requer toneladas de energia e, portanto, grandes quantidades de carvão. A escassez de energia começou a crescer em junho, mas piorou desde então, à medida que os preços do carvão dispararam e as províncias da China tentaram cumprir as metas de Pequim de reduzir as emissões de carbono.

O agravamento da crise de energia provocou apagões nas famílias e forçou as fábricas a cortar a produção — uma ameaça à economia do país que pode colocar ainda mais pressão nas cadeias de abastecimento globais.

As empresas nos centros industriais do país foram orientadas a limitar seu consumo de energia a fim de reduzir a demanda, de acordo com a mídia estatal. O problema levou a State Grid Corporation da China a dizer esta semana que “faria de tudo para lutar a dura batalha do fornecimento de energia”, fazendo todos os esforços para garantir o consumo residencial.

Evans-Pritchard observou que as últimas pesquisas ocorreram antes que a maior parte do impacto das últimas faltas de energia fosse sentido.

“Desde então, a falta de energia se intensificou”, acrescentou ele, apontando que relatos da mídia sugerem que as fábricas em mais de 20 províncias tiveram que reduzir a produção.

Os dados de quinta-feira não foram de todo ruins. Uma pesquisa privada sobre a atividade manufatureira, o Caixin Purchasing Managers ‘Index, subiu de 49,2 para 50, indicando níveis estáveis ​​de atividade em setembro em comparação com uma queda em agosto.

E um índice oficial da atividade empresarial não industrial subiu para 53,2, ante 47,5 de agosto, um sinal de que o setor de serviços está se recuperando. A diminuição da demanda do consumidor tem sido uma preocupação na China este ano.

Mas o quadro econômico geral é preocupante. Analistas da Nomura e Goldman Sachs reduziram suas previsões para o crescimento chinês em 2021 nos últimos dias devido aos problemas de falta de energia. Os analistas do Goldman observaram esta semana que há “considerável incerteza” no último trimestre do ano, visto que a economia chinesa já enfrenta riscos por causa da crise da dívida do conglomerado Evergrande.

“Ainda há espaço para uma maior recuperação na atividade de serviços, à medida que as interrupções da pandemia diminuem”, escreveu Evans-Pritchard. “Mas a indústria parece pronta para mais fraquezas.”

 

Fonte: CNN Brasil

COMENTÁRIOS