IBGE inicia testes para o Censo 2022 a partir desta quinta-feira (4)
04/11/2021 08:56 em Geral

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia, a partir desta quinta-feira (4), a realização de testes para o Censo 2022. Até meados de dezembro, bairros, comunidades e distritos dos 27 estados receberão aproximadamente 250 recenseadores. A pesquisa real será realizada a partir de junho do próximo ano e visitará todos os domicílios do país.

Nos testes serão incluídos todas as etapas que irão acontecer no Censo, como os sistemas e equipamentos de coleta, treinamento dos recenseadores, pesquisas sobre o entorno dos domicílios e a questão do modelo misto de entrevistas aplicado durante a pandemia da Covid-19, com opções por telefone, online e presencial. As informações passadas aos funcionários do IBGE são confidenciais e sigilosas.

No Rio de Janeiro os municípios de Nova Iguaçu e Paulo de Frontin foram escolhidos para a amostragem. Em Nova Iguaçu, os testes serão realizados na comunidade Zumbi dos Palmares, que fica localizada próximo à Rodovia Presidente Dutra, onde 261 domicílios receberão os recenseadores.

 Outras cidades selecionadas foram: Jardim Olinda (PR), São Caetano do Sul (SP), Belo Horizonte, Macapá, Salvador, Novo Remanso (AM) e Tigrinhos (SC). Terras quilombolas também estão entre as escolhidas, como em Angra dos Reis e Paraty.

Os recenseadores estarão uniformizados com crachá de identificação com foto, além do colete, boné e bolsas azuis com a marca do IBGE. Eles estarão com um aparelho parecido com um celular, no qual é realizada a pesquisa.

A identidade dos funcionários pode ser verificada pelo site do IBGE ou por meio do telefone 0800 721 8181.


Fonte: CNN Brasil

COMENTÁRIOS