Como é voar para a “bolha olímpica” contra a Covid de Pequim
02/02/2022 09:58 em Esporte

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim estão sendo realizados dentro de uma verdadeira fortaleza – conhecida informalmente como “bolha” – que leva semanas de planejamento cuidadoso para conseguir entrar. Projetada para impedir a disseminação da Covid-19, a bolha é a quarentena mais ambiciosa já feita em qualquer lugar desde o início da pandemia.

A jornada dentro dela começa com uma cópia do “Manual”, um livro de regras de 83 páginas descrito pelos oficiais olímpicos como um “modo de vida”.

 

O guia instrui os participantes a fazerem o upload de suas aferições diárias de temperatura em um aplicativo 14 dias antes dos Jogos e a se isolarem durante esse período para evitar infecções. Como os casos da variante Ômicron do coronavírus estão surgindo em Tóquio, onde eu moro, não me arrisquei.

Quando parti para Pequim, estava totalmente vacinada, havia testado negativo para a Covid duas vezes e enchido a minha mala com máscaras faciais e lanches para comer caso algum teste desse positivo e fosse forçada a me isolar durante todo o período dos Jogos.

Manter a distância social foi fácil no meu “voo especial” quase vazio da ANA Airlines de Tóquio, fretado para transportar pessoas que estavam a caminho dos Jogos.

Ao nos aproximarmos de Pequim, a poluição do lado de fora da janela tingiu a vista com uma tonalidade de marrom empoeirado.

Quando pousamos, trabalhadores em trajes de proteção completos estavam esperando na pista para borrifar desinfetante em nossas bagagens no momento em que elas eram descarregadas do avião.

Andar do avião para o terminal era como entrar em uma instalação médica, em vez de uma cidade-sede olímpica.

Trabalhadores vestidos de branco, com equipamentos de proteção de corpo inteiro, óculos e máscaras orientavam os passageiros pelo aeroporto.

O Aeroporto Internacional de Pequim, que já foi um dos mais movimentados da Ásia, parecia praticamente deserto.

Pessoas em trajes de proteção no aeroporto internacional de Pequim antes da Olimpíada de Inverno Pequim 2022 / 31/01/2022 REUTERS/Phil Noble

Cartazes olímpicos e placas recepcionando com “Bem-vindo a Pequim” cobriam corredores vazios, onde trabalhadores esperavam para aferir minha temperatura.

Fomos então levados diretamente para um local de teste improvisado, composto por dezenas de cubículos.

Depois de fazer o teste para Covid – com um doloroso cotonete nasal e na garganta – passei pela imigração e pela alfândega.

Todo o processo foi relativamente tranquilo, embora surreal, e requer grande organização e mão de obra.

A equipe do aeroporto e os voluntários não podem voltar para casa no final de seus turnos para evitar a possível propagação do vírus na cidade.

Isso significa que eles estarão longe de suas famílias durante o Ano Novo Lunar (ou Ano Novo Chinês), o feriado mais importante da China, que caiu nesta terça-feira (1°).

Quando parei para coletar as minhas malas, um grupo de trabalhadores mascarados em trajes de proteção pediu para tirar uma selfie comigo.

A correspondente da CNN, Selina Wang, começou a se preparar para as Olimpíadas de Pequim com semanas de antecedência. / Selina Wang/CNN

Peguei um ônibus junto a cerca de 10 outras pessoas que haviam chegado. A frente do ônibus foi selada, formando uma parede transparente – separando-nos do motorista. Também tínhamos nossa própria faixa exclusiva, permitindo que o ônibus ultrapassasse outros veículos presos no tráfego notoriamente ruim de Pequim.

Eu havia oficialmente entrado no que os organizadores olímpicos chamam de “circuito fechado” – um sistema de múltiplas bolhas – incluindo locais, centros de conferência e hotéis – conectados por transporte dedicado.

O circuito se estende por mais de 64 quilômetros a noroeste de Pequim até o distrito de Yanqing, local das provas de esqui alpino, e mais de 97 quilômetros até Zhangjiakou, onde serão realizados esqui nórdicos e outras provas.

Esses locais estão conectados a Pequim por trens de alta velocidade, com seções dedicadas aos participantes olímpicos. É um sistema ambicioso projetado para manter as Olimpíadas completamente separadas do resto da população chinesa, que está majoritariamente livre da Covid.

 

O “circuito fechado” é tão rigoroso que a polícia de Pequim orientou os moradores a não ajudar nenhum veículo olímpico que possa estar envolvido em um acidente para evitar romper a bolha. As autoridades dizem que existem médicos especiais para responder a tais acidentes.

A China fechou amplamente suas fronteiras em março de 2020 e ainda é difícil entrar lá devido à falta de voos e aprovação limitada de vistos. Esta é a primeira vez que volto ao país desde que me mudei de Pequim para o Japão, 18 meses atrás – tenho permissão para cobrir os Jogos com credenciais de imprensa.

Desde o início da pandemia, passei por cinco quarentenas em Pequim, Hong Kong e Tóquio. Cada governo tem uma abordagem diferente para combater a Covid, tornando as viagens pela Ásia cansativas e estressantes.

Mas esta viagem exigiu o planejamento mais meticuloso e atenção aos detalhes para garantir que todas as regras fossem seguidas.

O ônibus nos levou direto para um hotel olímpico designado e cercado por grandes paredes temporárias dentro do circuito.

Enquanto esperava no meu quarto pelos resultados do teste para Covid do aeroporto, ondas de ansiedade me atingiram. E se meu teste der positivo? Ou se der negativo, mas eu fui infectada de alguma forma durante a viagem e testar positivo em alguns dias?

Selina Wang teve uma briga para si mesma no voo de Tóquio para a bolha zero Covid de Pequim / Selina Wang/CNN

Depois de todos os preparativos meticulosos, eu só queria poder fazer meu trabalho e não passar por essa atribuição que me foi dada em isolamento.

Mas os cenários que eu estava pensando em minha cabeça não eram nada se comparados com a angústia dos atletas olímpicos experimentaram na preparação para estes Jogos.

Vários deles me disseram que estavam se isolando por um mês antes das Olimpíadas, paranóicos de que um teste positivo pudesse atrapalhar o momento para que trabalharam toda a sua carreira.

Seis horas depois, o resultado do meu teste saiu: negativo. Nunca fiquei tão aliviada.

Mas vou ter que ficar atenta durante os Jogos. Todos os dias, todos na bolha são testados e precisam fazer o upload da temperatura corporal em um aplicativo especial. Durante toda a minha estadia, estou estritamente confinada ao hotel e às instalações olímpicas.

O aplicativo Beijing My2022 é semelhante ao aplicativo de saúde que usei durante as Olimpíadas de Tóquio, mas pesquisadores de segurança cibernética alertaram que a versão de Pequim contém falhas na segurança que deixam os usuários expostos a violações de dados. As autoridades chinesas descartaram essas preocupações.

Anéis olímpicos em área de competição dos Jogos de Pequim / 15/01/2022 REUTERS/Pawel Kopczynski

Se alguém dentro do circuito testar positivo, a pessoa ficará confinada em uma sala de uma instalação de isolamento até retornar dois testes negativos consecutivos, com pelo menos 24 horas de intervalo. Uma vez liberadas, elas podem retornar à sua função ou prova, embora com precauções extras, incluindo a necessidade de se isolar e fazer dois testes de Covid por dia.

Aqueles que não testam negativo correm o risco de ficarem temporariamente presos no isolamento. No entanto, os organizadores prometeram que uma política separada, permitindo que esses casos voltem para casa o mais rápido possível, está sendo elaborada.

Todos os funcionários e voluntários locais nos Jogos Olímpicos de Inverno devem seguir as mesmas regras contra a Covid que os convidados internacionais. E, quando os Jogos terminarem, eles devem ficar em quarentena por 21 dias antes de voltar para casa.

Em toda a China, comunidades inteiras foram forçadas ao lockdown após um único caso de Covid. Qualquer falha em conter casos no circuito fechado pode minar a estratégia de Covid zero e colocar em risco a saúde e a reputação de todo o país.

 

Assim, durante as quase três semanas dos Jogos Olímpicos de Inverno, Pequim não está disposta a correr nenhum risco.

Fonte: CNN Brasil

COMENTÁRIOS