Fifa divulga ranking e define potes de sorteio da Copa do Mundo; confira
31/03/2022 11:08 em Esporte

O encerramento das eliminatórias da Concacaf, referentes às Américas do Norte e Central, definiu a classificação de mais dois países para a Copa do Mundo de 2022: Estados Unidos e México. Assim, restam apenas três vagas para o torneio, que será disputado no fim deste ano no Catar.

Com os confrontos de repescagem encaminhados, a Fifa realizará o sorteio dos grupos da Copa do Mundo nesta sexta-feira (1º), às 13h. A cerimônia contará com a presença de lendas do futebol, como o brasileiro Cafu e o alemão Lothar Matthäus, ambos campeões do mundo.

 

As últimas rodadas das eliminatórias ajudaram a definir as seleções presentes em cada um dos quatro potes do sorteio. A distribuição é definida pelo ranking mundial da Fifa, atualizado nesta quinta-feira (31). O Brasil chega como atual líder, seguido por Bélgica, França, Argentina e Inglaterra.

Confira os potes do sorteio da Copa do Mundo:

  • Pote 1: Catar (anfitrião), Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha, Portugal
  • Pote 2: Holanda, Alemanha, Dinamarca, México, Estados Unidos, Suíça, Uruguai, Croácia
  • Pote 3: Senegal, Irã, Japão, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul, Marrocos, Tunísia
  • Pote 4: Canadá, Equador, Arábia Saudita, Gana, Camarões e mais 3 seleções classificadas da repescagem

Os grupos da Copa são compostos por uma seleção de cada pote. Mas há algumas restrições: com exceção da Europa, países do mesmo continente não podem fazer parte do mesmo grupo e cada grupo pode ter no máximo duas seleções europeias.

Repescagem

Os três últimos classificados para o torneio serão conhecidos somente em junho, em confronto de jogo único. Na Europa, País de Gales aguarda a definição entre Escócia e Ucrânia para disputar a última vaga do continente. Costa Rica e Nova Zelândia definem uma das vagas da repescagem mundial, enquanto o Peru enfrente Austrália ou Emirados Árabes por um lugar na Copa.

As últimas 3 vagas

Disputas das repescagens:

  • Costa Rica x Nova Zelândia
  • Peru x Austrália ou Emirados Árabes
  • País de Gales x Escócia ou Ucrânia

    Fonte: CNN Brasil
COMENTÁRIOS