O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda se encerra na próxima terça-feira (31). Mas a Receita já começou a liberar os lotes de restituição para quem tem a receber e a divulgar aqueles contribuintes que caíram na chama malha fina.
Cair na malha fina significa que a declaração ficará retida por conta de algum erro, como um valor incorreto, rendimento omitido ou informações cadastrais divergentes. Caso o contribuinte entre na malha fina, o recomendado por especialistas é identificar qual foi o problema ocorrido durante o preenchimento.
O advogado tributarista Cláudio Leite Pimentel explica que é muito comum cair na malha fina, principalmente, por despesas com dependentes, que estão pendentes de comprovação, assim como despesas médicas.
O especialista lembra que o contribuinte tem algumas opções para seguir nesse caso. A primeira é a possibilidade de organizar um dossiê de documentos por meio do próprio e-CAC, comprovando que a eventual incoerência apontada pela Receita Federal está correta.
Outra opção, segundo o especialista, é a realização de uma retificação do Imposto de Renda, corrigindo o problema. A declaração de retificação pode ser feita pelo site oficial da Receita Federal ou no próprio programa da declaração original. É possível fazer a correção tanto da declaração deste ano, referente ao ano de 2021, como a de anos anteriores.
Além disso, mesmo se o envio da declaração retificada ocorrer após o dia 31 de maio, o usuário não estará sujeito à multa por atraso na entrega. Os contribuintes podem retificar uma declaração até cinco anos após a entrega.
Caso o contribuinte não tenha êxito em nenhuma das duas opções, Pimentel diz que resta aguardar até janeiro de 2023 para que seja possível agendar uma ida presencial até a Receita e corrigir o erro.
A Receita Federal informou que, até às 11 horas da segunda-feira (23), foram entregues 25.094.079 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2022, representando, aproximadamente, 73% do total das 34.100.000 declarações esperadas.
Quem deve declarar o IR 2022