Apesar de ser o jogo mais tenso da Série B até aqui para o Grêmio, o confronto com o Vasco nesta quinta-feira, às 20h, em São Januário, pela 9ª rodada, pode ter o caráter brando de "segundas chances" para jogadores muito contestados nesta temporada. Depois da instabilidade no início da semana, a partida tem ares de decisão para o futuro tricolor.
Diferentemente do que se projetava na reapresentação da equipe, Thiago Santos e Benítez devem ganhar as vagas dos convocados Villasanti e Campaz, no meio campo e ataque, respectivamente. O 3-4-3 será adotado mais uma vez por Roger. No treino de terça-feira, foi utilizada a formação tática usada contra o Vila Nova no último domingo. Há certo tempo, internamente, se entende que o volante tem o perfil para a disputa da Série B, uma competição mais física. Com este respaldo, Thiago Santos deve voltar time titular, ocupando a vaga de Villasanti. O jogador, que já sofria com críticas por parte da torcida desde o ano passado, acabou perdendo prestígio na etapa final do Gauchão, abrindo vaga no time. Com a titularidade, terá Bitello como companheiro no meio.
Já o meia Martín Benítez ganhará uma nova oportunidade no ataque, na vaga de Campaz, no lado direito. Contra o seu ex-clube, o jogador ganhará a primeira chance como titular na Série B. Ele tem apenas 40 minutos em campo na competição, sendo utilizado em três partidas nos minutos finais. Também questionado, o argentino não vinha tendo destaque nem mesmo nos treinamentos. O jogador chegou ao Tricolor no início do ano com a expectativa de ser o grande armador da equipe, mas acabou não se afirmando.
Se do meio para frente a torcida tem desconfianças nos novos escolhidos de Roger, na defesa há uma certeza: a volta de Walter Kannemann, estreando na competição. O zagueiro atuará pelo lado esquerdo na linha de três, tendo Bruno Alves do outro lado, e Geromel centraliza. Edilson também está de volta à equipe, fazendo a função de ala pela direita. Na outra ponta, Nicolas segue como titular.
Campeonato Brasileiro Série B - 9ª rodada
Vasco
Thiago Rodrigues; Gabriel Dias, Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Yuri, Andrey e Nenê; Figueiredo, Pec e Getúlio (Raniel). Técnico: Zé Ricardo.
Grêmio
Brenno; Bruno Alves, Geromel e Kannemann; Edilson, Thiago Santos, Bittelo e Nicolas; Benítez, Gabriel Teixeira e Diego Souza. Técnico: Roger Machado.
Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira (SP-FIFA)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
Data e hora: 2 de junho, quinta-feira, às 20h
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Fonte: Correio do Povo