Trabalhadores têm até hoje para reservar FGTS a ser investido em ações da Eletrobras
08/06/2022 10:05 em Economia

Termina às 12h desta quarta-feira o prazo para que os trabalhadores apresentem à instituição financeira escolhida o valor que desejam utilizar do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para comprar ações da Eletrobras.

Na noite desta terça-feira, o site e o aplicativo do FGTS registraram instabilidade. O aporte varia de R$ 200 até o máximo de 50% do total de recursos presente no FGTS. Após autorizar o acesso de FMP-FGTS (Fundos Mútuos de Privatização) aos seus recursos, é necessário orientar a administradora a respeito do valor que deseja investir.

Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Daycoval, Genial Investimento, Itaú, Safra, Santander e XP Investimento são as instituições habilitadas para operar como administradoras junto ao FGTS nessa oferta de ações.

Atualmente, a rentabilidade do dinheiro parado no FGTS rende 3% ao ano e poderá ser impulsionada com a compra das ações da Eletrobras. O profissional que optar pela aquisição deverá manter os papéis por, no mínimo, 12 meses. As vendas futuras voltam para o Fundo de Garantia, com ou sem rentabilidade.

O modelo adotado para a privatização da Eletrobras é o mesmo utilizado nas vendas de ações da Petrobras e da Vale no início dos anos 2000 e pretende tirar o governo federal da função de acionista majoritário da maior companhia de energia elétrica da América Latina.

A orientação de especialistas é fazer o investimento visando o longo prazo, já que o mercado de renda variável está sujeito a oscilações significativas. Os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito como antecipação do saque-aniversário, não podem ser utilizados na compra de ações.

O preço de cada ação na oferta de desestatização será definido amanhã nesta quarta-feira e vai levar em conta as negociações entre a empresa, bancos e investidores institucionais, que são os fundos de investimento. Atualmente, os papéis da estatal são negociados por cerca de R$ 42, mas isso não significa que ela será vendida a esse valor no processo de privatização.

Fonte: Correio do Povo

 
COMENTÁRIOS