Catar planeja evitar processos a torcedores que cometerem pequenos delitos
21/09/2022 10:25 em Esporte

Torcedores da Copa do Mundo no Catar, pegos cometendo pequenos delitos, como embriaguez em público, escaparão de processos sob planos desenvolvidos por autoridades do país conservador muçulmano, disseram um diplomata e uma pessoa familiarizada com briefings do Catar à polícia estrangeira.

Embora a estratégia de policiamento para a competição, que começa em menos de dois meses, ainda não tenha sido finalizada, os organizadores disseram a diplomatas e policiais de países qualificados que pretendem mostrar flexibilidade para infrações relativamente menores, disseram as fontes.

 

Os sinais refletem o delicado equilíbrio que o Catar, um pequeno estado árabe onde muitos seguem a mesma escola puritana do islamismo sunita da vizinha Arábia Saudita, está tentando estabelecer entre respeitar as tradições religiosas e acomodar a exuberância estridente de mais de um milhão de torcedores visitantes.

Os organizadores da Copa do Mundo do Catar, o Comitê Supremo de Entrega e Legado, não responderam a um pedido de comentário.

“O aumento da leniência agrada à comunidade internacional, mas vem com o risco de perturbar os conservadores dentro do país”, disse outro diplomata ocidental.

Os organizadores não esclareceram publicamente sua abordagem ao policiamento, e muitas embaixadas alertaram os fãs de que enfrentam punições por comportamentos que seriam tolerados em outros lugares.

“Lembre-se, enquanto você está no Catar, você está sujeito às leis locais”, disse o diplomata americano Morgan Cassell em um vídeo no YouTube.

De acordo com o código legal do Catar, a liberdade de expressão é restrita, a homossexualidade é ilegal e o sexo fora do casamento é proibido. A embriaguez pública pode resultar em uma pena de prisão de até seis meses e algumas coisas consideradas benignas em outros lugares, como demonstrações públicas de afeto ou usar roupas reveladoras, podem ser motivos de prisão.

“Discutir ou insultar outras pessoas em público pode levar à prisão. Atividades como protestos, proselitismo religioso, defesa do ateísmo e críticas ao governo do Catar ou à religião do Islã podem ser processadas criminalmente aqui. Isso também se aplica às suas postagens nas redes sociais”, disse Casell.

Leis relaxadas

No entanto, os organizadores já pretendem relaxar as rígidas leis do Catar que limitam a venda pública de álcool e permitirão que a cerveja seja servida perto dos estádios algumas horas antes do início das partidas.

Informalmente, eles também disseram à polícia de países europeus que se qualificaram para o torneio e a alguns diplomatas em Doha que esperam que a polícia mostre flexibilidade na aplicação de outras leis, como embriaguez ou desordem pública.

“Os delitos menores não resultarão em multa ou prisão, mas a polícia será instruída a ir até uma pessoa e pedir que ela obedeça. Alguém que remover uma camiseta em público será solicitado a colocar sua camiseta Há algum tipo de tolerância”, disse a pessoa familiarizada com os briefings do Catar de vários policiais europeus que enviaram policiais para o Catar.

Embora as autoridades do Catar não tenham confirmado essa abordagem, uma legislação especial em vigor durante o torneio dá ao chefe de segurança da Copa do Mundo do Catar – conhecido como Comandante de Ouro – uma margem de manobra significativa para combater as violações das leis do Catar.

A legislação que o comandante, em coordenação com as autoridades, pode tomar decisões, inclusive como tratar “atos que violem as disposições das leis vigentes no país”.

A polícia planeja ações mais duras quando a segurança de pessoas ou propriedades estiver ameaçada, disseram os organizadores da Copa do Mundo a diplomatas em um briefing há alguns meses, disseram vários diplomatas.

Os torcedores que cometem tais atos, como usar sinalizadores ou fogos de artifício que podem causar danos, ou se envolver em uma briga – mesmo quando não há ferimentos graves – podem enfrentar multas e cancelamento de seu ‘cartão Hayya’, a permissão para entrar no Catar e acesso a estádios, disse a fonte.

Não ficou claro se os fãs que perderem seu cartão Hayya receberão um prazo para deixar o país ou serão detidos para deportação.

A segurança é apenas um dos desafios enfrentados pelo Catar, o primeiro país do Oriente Médio a sediar uma Copa do Mundo de futebol e o menor país a fazê-lo. Com uma população de menos de 3 milhões de pessoas, receberá um fluxo de 1,2 milhão de fãs – um desafio sem precedentes para o estado do Golfo Árabe.

Para ajudar no esforço de policiamento, os organizadores convidaram cada país qualificado a enviar pelo menos quatro policiais para estarem no Catar durante a Copa do Mundo, disse a fonte com conhecimento dos planos de policiamento.

Eles estarão baseados em um centro de comando do Ministério do Interior e ao redor da capital Doha para aconselhar seus colegas do Catar.

 

“Eles vão policiar como acharem melhor. Nosso trabalho é dizer ‘é assim que achamos que você deve lidar com nossos fãs, porque é isso que obtém os melhores resultados'”, disse Mark Roberts, chefe de polícia da polícia de Cheshire e a liderança do policiamento do Reino Unido no futebol.

Fonte: CNN Brasil

 
COMENTÁRIOS