Bancos, serviços e órgãos públicos têm horário especial hoje devido ao jogo da seleção brasileira
24/11/2022 10:57 em Geral

Os bancos, serviços e órgãos públicos vão funcionar com horário especial de atendimento nesta quinta-feira (24), dia de estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar. Já os shoppings e o comércio em geral não têm previsão de mudança de horários, e cada empresa pode estabelecer o seu critério.

Brasil estreia às 16h contra a Sérvia. Os outros dois jogos da seleção também ocorrem em dias de semana, no período da tarde: 28 de novembro (segunda-feira), às 13h, contra a Suíça, e 2 de dezembro (sexta-feira), às 16h, contra Camarões.

Bancos

Nos estados com horário igual ao de Brasília, que o é o caso do RS, as agências abrem hoje, das 9h às 14h. Os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente nos dias de jogo do Brasil, seguindo os horários estabelecidos pelas instituições.

INSS

As agências ficarão abertas hoje até as 14h. Além das agências, a Central 135 vai ter um esquema especial nos dias dos jogos do Brasil. O atendimento humano será suspenso 30 minutos antes da partida e retornará 30 minutos após o término da partida. Durante esse intervalo, a Central 135 continuará funcionando apenas com o atendimento eletrônico.

O Meu INSS também seguirá disponível, tanto no acesso via internet quanto no aplicativo de celular. Por meio da ferramenta, é possível pedir benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, o cidadão também encontra a assistente virtual Helô, que orienta e tira dúvidas sobre serviços e benefícios do INSS.

Prefeitura de Porto Alegre terá expediente mais cedo

O decreto da prefeitura de Porto Alegre altera o expediente de funcionamento da administração pública municipal nos dias úteis em que a Seleção Brasileira estiver jogando na Copa do Mundo do Catar. Como a partida ocorre às 16h nesta quinta-feira, o expediente será das 8h30min às 14h30min.

Segundo a Prefeitura, a adoção dos horários diferenciados busca não prejudicar o atendimento dos serviços à população. As horas não trabalhadas deverão ser compensadas pelos servidores de acordo com a legislação vigente. O decreto não se aplica aos serviços considerados essenciais, que terão funcionamento normal. Não vai haver ponto facultativo em dias de jogos da Copa.

Repartições do RS também terão expediente mais curto

Nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo de 2022, o expediente dos órgãos da administração pública estadual direta, autárquica e fundacional poderá ser encerrado duas horas antes do início da partida. A medida está no Decreto 56.735, publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (17/11).

Fica facultado aos agentes públicos aderirem ao horário excepcional. Os servidores que adotarem a saída antecipada de seu local de trabalho deverão compensar as horas não trabalhadas até 30 de junho de 2023. Quem não compensar terá desconto proporcional na sua remuneração. Os três jogos do Brasil na primeira fase da Copa 2022 serão realizados em segunda, quinta e sexta-feira, às 13h e às 16h.

O decreto assinado pelo governador Ranolfo Vieira Junior e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, assegura a continuidade dos serviços considerados essenciais, mesmo durante a excepcionalidade do expediente.

No caso da rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação (Seduc) orientou que, nos dias de jogos do Brasil na Copa, as atividades devem ser realizadas normalmente até o horário das partidas. Cada escola pode se organizar, conforme suas estruturas e possibilidades, para proporcionar aos estudantes que assistam aos jogos no ambiente escolar.

Comércio e shoppings

Cada empresa organizou a sua escala de trabalho de acordo com a sua demanda e tipo de negócio. Já a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) afirma que o horário de funcionamento durante os jogos do Brasil não vai mudar: será das 10h às 22h.

STF

O Supremo Tribunal Federal terá horário alterado em dias de jogos do Brasil. Nesta quinta-feira (24), a sessão plenária será a partir das 9h30, em vez de 14h.

Fonte: Rádio Guaíba

COMENTÁRIOS