Com gol de Suárez na “bacia das almas”, Grêmio vence retranca do Brasil de Pelotas
26/01/2023 09:39 em Esporte

O Grêmio ia ensaiando a primeira frustração para seus torcedores na temporada 2023. No entanto, mais uma vez, o atacante Luis Suárez apareceu para garantir uma nova vitória e justificar a ovação que vem recebendo. Com gol na “bacia das almas”, o uruguaio garantiu o 1 a 0 diante de um retrancado Brasil de Pelotas, na noite desta quarta-feira, na Arena, pela segunda rodada do Gauchão.

Mesmo com um a mais durante toda segunda etapa – com o atacante Rone expulso aos 2 do segundo tempo – o time de Renato Portaluppi sofreu para superar a retranca xavante. Mas conseguiu. No faro do camisa 9. Quando já fazia dupla com Diego Souza no ataque, o Pistolero anotou o tento aos 45 minutos do segundo tempo para a explosão dos mais de 29 mil tricolores. São cinco gols em três jogos.

O meia argentino Cristaldo fez sua estreia no segundo tempo. O confronto foi marcado por diversos cartões amarelos, cera e mais de 12 minutos de acréscimos. Com a vitória, o Grêmio lidera a competição isolado. O Tricolor volta a atuar no domingo, às 20h30min, diante do São José, no Passo D’Areia.

Duelo amarrado e confusão no fim


Renato promoveu mudanças na escalação inicial com o volante Carballo e o ponta Galdino nas vagas de Villasanti e Campaz. Mesmo relacionado, o paraguaio ficou no banco de reservas no começo do duelo. O treinador xavante, Rodrigo Zimmermann, armou seu time para se defender e explorar os contragolpes. Em alguns momentos, até com faltas excessivas.

A estratégia deu certo, especialmente no meio de campo. A trinca Pepê, Bitello e Carballo teve dificuldades para dar andamento ao duelo e abrir espaços para o Tricolor. Nos minutos iniciais, poucas emoções. Na melhor chance, o goleiro Marcelo Pitol apareceu para evitar o tento do meia Bitello. Ele escorou de cabeça após cruzamento e o arqueiro salvou com a ponta dos dedos aos 17 minutos.

O Brasil de Pelotas buscava o gol de Brenno em chutes de fora da área. Mas sem perigo. O goleiro gremista foi pouco exigido. O Grêmio insistiu pelo alto. O zagueiro Kannemann quase marcou em cruzamento aos 22. Galdino se movimentou bastante e foi o mais elétrico do ataque.

Bem marcado, o atacante Suárez tocou pouco na bola. Ele apareceu aos 47 minutos em toque de cabeça que tirou tinta da trave. No entanto, o árbitro marcou falta e gerou confusão. O uruguaio passou a reclamar do lance, recebeu amarelo e saiu um empurra-empurra com Pitol. O árbitro encerrou o primeiro tempo e o “rolo” só esfriou quando as equipes foram para os vestiários.

Suárez pulveriza a retranca

A alta temperatura do fim da primeira etapa voltou do intervalo. O Xavante voltou melhor e perdeu uma chance clara de cabeça, no primeiro minuto, com o zagueiro João Marcus. Livre, dentro da área, ele tocou para fora. A pressão xavante não prosseguiu por uma falta violenta de Rone. Ele entrou com as travas por cima de Pepê e recebeu o cartão vermelho logo aos 2.

Com um a mais, Renato promoveu sua primeira troca e abriu o time. Fazendo sua estreia, Cristaldo entrou na vaga de Carballo aos 7. Ele rapidamente levou perigo em chute cruzado de dentro da área. Aos 17, Galdino saiu para a entrada de Gustavinho. Dominante na posse de bola, o time gremista encontrou dificuldades para romper as linhas defensivas do Brasil.

Aos 33 minutos, Diego Souza, Diogo Barbosa e Thaciano entraram nos lugares de Reinaldo, Fábio e Pepê. Renato optou por manter Suárez e Diego Souza juntos pela primeira vez. A reta final foi marcada por muita cera do Brasil de Pelotas.

Quando o duelo ia se ensaiando para um empate, o faro artilheiro de Suárez entregou mais três pontos para o Grêmio. Aos 45 minutos, o camisa 9 recebeu dentro da área, girou com estilo e bateu de bico para quebrar a retranca e a cera xavante. A Arena explodiu depois de mais um gol, ovacinou o Pistolero e o Tricolor garantiu os 3 pontos nos mais de 12 minutos acrescidos.

Fonte: Correio do Povo

COMENTÁRIOS