Trabalhador deve receber informe de rendimentos até dia 28 de fevereiro
27/01/2023 09:26 em Economia

As empresas têm até o dia 28 de fevereiro para disponibilizar o informe de rendimentos de 2022 para o trabalhador, que vai servir de base para o preenchimento da declaração de imposto de renda 2023 e comprovar as informações prestadas junto ao Leão. Mesmo sendo obrigatório, no entanto, os documentos não precisam ser enviados por correio, podendo ser entregue na sua forma digital, por e-mail.

O informe é um comprovante dos rendimentos recebidos ao longo de um ano-calendário, que resume os ganhos do ano anterior. No comprovante, constam os valores recebidos e os saldos no período. Os contribuintes podem receber o documento de diferentes fontes pagadoras: empresas, corretoras de investimentos, bancos e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), se for o caso.

O contribuinte deve guardar o documento por, no mínimo, cinco anos, contados a partir de 1º de janeiro do ano seguinte ao do processamento da declaração. Dessa forma, a mesma regra vale para todos os demais documentos que servem para comprovar as informações prestadas na declaração.

A empresa que não enviar o informe de rendimentos aos beneficiários ou fornecer as informações com inexatidão ficará sujeita ao pagamento de multa de R$ 41,43 por documento.

Além disso, a fonte pagadora que prestar informação falsa sobre rendimentos pagos, deduções ou imposto retido na fonte está sujeita à multa de 300%. Montante esse sobre o valor que for indevidamente utilizado como redução do imposto sobre a renda devido.

Fonte: Rádio Guaíba

COMENTÁRIOS