Um negro assume o comando da Polícia Civil pela primeira vez em 181 anos
15/02/2023 10:07 em Geral

Em 181 anos de história, a Polícia Civil (PC) do Rio Grande do Sul será comandada, pela primeira vez, por um delegado autodeclarado negro. Fernando Antônio Oliveira Sodré assumiu a chefia da corporação nesta terça-feira (14/2) à noite. A solenidade ocorreu no auditório do Palácio da Polícia, em Porto Alegre, e marcou também a posse do delegado Heraldo Chaves Guerreiro como novo subchefe da corporação. O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite e do secretário da Segurança Pública, Sandro Caron.

Em sua fala, Leite destacou a representatividade da escolha de Sodré para assumir o posto mais alto da PC. “Com muito orgulho e muita honra, depois de ter a oportunidade, como governador, de guindar à posição de chefe de Polícia a primeira mulher, hoje estamos conduzindo à mesma posição, pela primeira vez, um homem negro”, pontuou.

Leite   posse chefe PC 2023
Leite salientou a representatividade da escolha de Sodré para assumir o posto mais alto da PC - Foto: Luís André/Secom

Leite comentou que isso deveria ser algo natural e que já deveria ter acontecido há mais tempo. “Todos nós sonhamos em viver em uma sociedade em que possamos deixar de exaltar uma situação como essa. E acho que nós estamos caminhando nessa direção e vamos chegar a essa realidade, mas, enquanto ainda for exceção, vamos ter que valorizar e destacar fortemente”, destacou.

O novo chefe de Polícia disse que sua indicação representa a superação de paradigmas. “Tal escolha traz consigo o enfrentamento efetivo do racismo estrutural, sendo que o Rio Grande do Sul, a cada dia, nos ensina mais sobre a importância e a força da diversidade. Temos a certeza de que não galgamos essa função pela questão racial, mas o importante, e o que todos precisam perceber, é que não deixamos de ser escolhidos por essa questão”, salientou.

O delegado Fernando Sodré anunciou que a sua atuação terá como foco a proteção dos grupos vulneráveis e o combate ao crime organizado, aos crimes violentos, como homicídios e feminicídios, aos crimes patrimoniais e ao tráfico de drogas, além de uma integração cada vez maior com as demais forças de segurança do Estado, com investimento em inteligência.

Conforme Caron, a experiência e a trajetória de Sodré reforçarão as ações e políticas na área da Segurança Pública. “O delegado Sodré é um profissional com larga experiência na Polícia Civil, tanto em Porto Alegre quanto no interior, onde atuou por muitos anos, inclusive em áreas de fronteiras. É um profissional que conhece profundamente todo o Rio Grande do Sul, o que nos permite realizar um planejamento para todo o Estado com eficiência e efetividade nas ações”, afirmou.

A chefia e a subchefia da PC eram exercidas pelos delegados Fábio Motta Lopes e Vladimir Urach, respectivamente. Em seu discurso de transmissão de cargo, Lopes fez agradecimentos, comentou os resultados alcançados pela corporação nos últimos quatro anos e saudou os novos líderes. “Desejo uma administração exitosa aos doutores Fernando Sodré e Heraldo Guerreiro. Experiência e competência eles têm de sobra”, assinalou.

Também estiveram presentes na cerimônia o ex-governador Ranolfo Vieira Júnior; a ex-chefe da Polícia Civil e agora vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Nadine Anflor; o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), coronel Eduardo Estevam Camargo Rodrigues; e a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, entre outras autoridades.

PERFIS

Delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira
Novo chefe da Polícia Civil 

Natural de São Paulo, tem 58 anos. É delegado da Polícia Civil desde 1998. Com 24 anos de serviços à instituição, já alcançou a 4ª classe, mais alto nível da carreira. Desde 2019, atuava como titular da 13ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, em Santo Ângelo, cargo que já havia ocupado de 2011 a 2015.

Entre 2016 e 2019, dirigiu o Departamento de Polícia do Interior (DPI), o maior departamento da instituição, responsável por coordenar 29 Regiões Policiais, abrangendo 470 municípios.

Sodré foi titular da 21ª Delegacia de Polícia Regional do Interior em Santiago, de 2011 a 2016. Entre 1998 e 2010, teve passagens na chefia de delegacias de polícia e distritos policiais nos municípios de Cerro Largo, Porto Alegre, Caxias do Sul, São Luiz Gonzaga e Santo Antônio das Missões. Ainda exerceu a função de coordenador de força-tarefa de combate a abigeatos.

É bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Concluiu dois mestrados: em Aplicações Militares, pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais/RJ, e em Filosofia, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, cursa doutorado em Direitos Humanos na Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (Unijuí). Ainda tem especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Direito Penal pela UCS e em Segurança Pública pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Professor universitário desde 2005 e de cursos preparatórios para concursos desde 2001, atualmente leciona na Universidade Regional Integrada (URI), no campus Cerro Largo, e na Escola da Magistratura Federal do RS (Esmafe). 

Delegado Heraldo Chaves Guerreiro
Novo subchefe da Polícia Civil

Natural de Mostardas (RS), tem 63 anos e pertence ao nível mais alto da carreira (4ª classe). Ingressou na Polícia Civil em 1982, como investigador, e tornou-se delegado dez anos depois, após aprovação em concurso público. 

Com mais de 40 anos de serviços prestados à instituição, já foi secretário adjunto da Segurança Pública, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e titular nas delegacias de Xangri-Lá, Atlântida do Sul, Capão da Canoa e Mostardas, além de passagens por delegacias regionais.

Texto: Juliana Dias/Secom
Edição: Vitor Necchi/Secom

COMENTÁRIOS