Pix do Nubank de Carnaval é golpe; veja como acontece e proteja-se
16/02/2023 09:27 em Geral

Um golpe está circulando pelo WhatsApp afirmando que o Nubank presenteará os usuários com pagamentos de R$ 500 via Pix neste carnaval. A mensagem é golpe e usa indevidamente o nome e a imagem da fintech para a prática de phishing, mecanismo usado por criminosos para roubar dados pessoais e bancários das vítimas pelo celular. A companhia emitiu um comunicado afirmando que não realiza promoções do tipo e pede ainda para que usuários não cliquem em links suspeitos recebidos pelo mensageiro.

A falsa promoção, chamada de “Pix de Carnaval”, solicita que os usuários abram um link, respondam a um questionário e compartilhem a mensagem com mais pessoas em troca de um suposto pagamento de R$ 500, que nunca acontece. O objetivo é capturar dados dos usuários para a prática de fraudes financeiras ou transferências para contas bancárias próprias dos bandidos.

Nas mensagens fraudulentas, os criminosos utilizam o nome falso “Nu Investimentos” para enganar os usuários mais desatentos. A empresa informa que nem o Nubank nem a NuInvest - nome correto da carteira de investimentos da companhia - usam essa marca em comunicações oficiais.

Na última semana, a fintech emitiu um alerta para os consumidores, informando que não está realizando nenhuma promoção de Pix de Carnaval. “Se você foi impactado por essa mensagem, não clique em nenhum link, nem compartilhe ou forneça informações pessoais”, diz o comunicado publicado no site oficial da empresa.

O Nubank recomenda que usuários não cliquem em links suspeitos nem forneçam informações pessoais, e reforça que é preciso denunciar o contato que enviou a mensagem fraudulenta. A empresa coloca à disposição dos clientes o telefone 0800 591 2117 e o e-mail pagina.falsa@nubank.com.br para receber denúncias de golpes, além das redes sociais. Os canais também podem ser acionados caso usuário tenha clicado no falso link da promoção, respondido o questionário e teme que os dados estejam em risco>

Outra recomendação dada pela empresa é tomar cuidado com a chave Pix usada nos apps de banco. Caso a chave seja o número do CPF, evite divulgar ou compartilhar a numeração sem ter certeza de que a pessoa que receberá é de confiança.

Com informações de Nubank

COMENTÁRIOS