Alertas Meteorológicos : onda de calor e efeitos do El Niño
Geral
Publicado em 21/09/2023

O principal deles coloca oito estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil em alerta vermelho (grande perigo) para uma forte onda de calor sufocante com temperaturas que podem superar os 40 °C e baixa umidade. O aviso segue válido até o fim da tarde de domingo e atinge as seguintes áreas:

https://www.cnnbrasil.com.br/.../alertas-meteorologicos.../

O Rio Grande do Sul e a porção sul e oeste de Santa Catarina estão sob alerta amarelo (perigo potencial) para tempestade, válido até a manhã de hoje. São previstos até 50 mm/dia de chuva, ventos de até 60 km/h e queda de granizo. O Inmet avisa ainda que há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

A intensidade do fenômeno El Niño deve aumentar a partir do início da primavera, neste sábado J(23), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A força do evento deve ir de moderada a forte, causando ainda mais impactos na região Sul, com aumento de chuvas e tempestades. Nas regiões Norte e Nordeste, a tendência é de seca mais severa e aumento dos focos de incêndio.

O fenômeno ocorre a cada 5 ou 7 anos e caracteriza-se pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico equatorial. Com isso, há uma série de alterações, que vão desde a circulação de ventos até a distribuição de umidade, elevando o risco de catástrofes ambientais… - Veja mais em

"A chuva que já está acima da média no Rio Grande do Sul, por exemplo, vai ser ainda mais acima da média. Por outro lado, a seca no Norte Nordeste vai ser ainda mais intensa. Esses extremos vão continua acontecendo nos próximos meses", informou Giovanni Dolif, meteorologista do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

 

Comentários