Adoção é tema de Roda de Conversa do curso de Direito FEMA
27/11/2023 10:28 em Geral

Curso de Direito da FEMA tem Segunda Edição da Roda de Conversa com o tema "Adoção"

Na noite de 24 de novembro, ocorreu a segunda edição da roda de conversa dedicada ao tema da adoção. O evento, parte de uma atividade interdisciplinar do Curso de Direito das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA), foi organizado pelas professoras Juliana Marques Schubert e Sinara Camera, das disciplinas Direito Civil V - Família (sexto semestre) e Direito da Criança, Adolescente e da Pessoa Idosa (décimo semestre), respectivamente.

O debate contou com a participação de profissionais relevantes na área, incluindo Daniela Lorenzzetti Pires, assistente social do TJRS de Santa Rosa; e Cláudia Vanessa Schneider, psicóloga do programa Família Acolhedora. Além disso, marcou presença um casal da família acolhedora e quatro casais que já passaram pelo processo de adoção: Daiana Dorozinski e Flavio Fernando Dorozinski, Elias Theodoro Mayer e Franciel Argilar, Eliziane Borges da Silva e Cristiano de Mello, Marcos Vicente Ludwig e Luciane Marlete Lurwig.

O encontro foi descrito como uma noite rica, repleta de aprendizado, reflexão e emoção. Os relatos reais apresentados encantaram os alunos, oferecendo uma compreensão clara e didática de todas as etapas envolvidas no processo de adoção. Os princípios fundamentais, como o melhor interesse da criança e do adolescente, a afetividade, a igualdade de filiação, a dignidade humana e a convivência familiar, puderam ser visualizados na prática.

Entretanto, também foram discutidas as lacunas e dificuldades presentes no processo de adoção, abordando questões como a morosidade do Poder Judiciário, a excessiva burocracia e o rigor legal.

Para os participantes, o momento foi singular, especial e encantador, deixando uma impressão marcante nos acadêmicos e demais envolvidos.

Fontes: texto Denise Felber Chaves - Designer Educacional

Coordenadora de Inovação e Tecnologia da IATI-FEMA; fotos Free Photo.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!