O MEA - Memorial da Evolução Agrícola reconhece a importância do Rádio como veículo de comunicação de massa e estimula na juventude a busca pelo conhecimento da comunicação via rádio. O conteúdo está presente através de uma das várias ações do Programa Prosas com a Escola, que na presente edição é realizada em parceria com a Escola Municipal de Educação Fundamental Bela União (EMEF Bela União), de Horizontina/RS.
As primeiras atividades, nos dias 14 e 16 de outubro, incluem oficinas sobre rádio, arte, tecnologia e comunicação. O Projeto tem como objetivo promover a inclusão social, o desenvolvimento de habilidades comunicativas e a valorização da cultura local por meio da produção de conteúdos radiofônicos.
“O Projeto representa uma oportunidade de empoderar os alunos da Escola Bela União, proporcionando a eles ferramentas de comunicação e de expressão que podem impactar positivamente suas vidas e suas comunidades”, destaca Carla Borba, coordenadora do Educativo, Cultural e Socioambiental do MEA.
Na atividade, os participantes aprendem sobre o fascinante mundo do rádio e da comunicação em geral, possibilitando explorar várias possibilidades artísticas e tecnológicas na produção de programas.
O programa Prosas com a Escola é focado em estabelecer e ampliar diálogos com toda a comunidade escolar, com foco na discussão de questões como inclusão, diversidade, desenvolvimento sustentável e saúde alimentar.
Nesse sentido, busca instigar a criação de novas pedagogias como alternativas para criar conexão entre as escolas e o conteúdo presente no MEA.
Sobre o MEA
O MEA - Memorial da Evolução Agrícola é um complexo de arte, cultura, educação, meio ambiente, esporte e lazer localizado em Horizontina. De forma tecnológica e imersiva, o Memorial conta a história da agricultura no País através de uma perspectiva humanizada, com o objetivo de provocar, trocar e produzir conhecimento em prol da sociedade e da diversidade cultural brasileira.
Além do espaço da exposição de longa duração e das oficinas culturais, o complexo conta com quadras esportivas, academia a céu aberto, café, salas multiuso, playground, loja, espaço para feira ao ar livre, unidade do Senai e Centro de Inovação John Deere Brasil, tornando-se um ambiente de convivência, cultura e educação.
Idealizado pelo Instituto John Deere e viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, conta com a John Deere Brasil e a SLC Agrícola entre seus patrocinadores máster e outros grandes apoiadores e doadores.
O apoio é da FAHOR - Faculdade de Horizontina e da Prefeitura Municipal de Horizontina. O projeto de arquitetura do complexo foi desenvolvido pela Liberali Arquitetura e o projeto museográfico é assinado pela Straub Design.
Foto: Takaki Fotos / MEA: experimentos com rádio já fazem parte de ações do MEA com crianças e adolescentes. Na foto, oficina com Estevão da Fontoura em Tucunduva/RS.