Expectativa de início da obra da ponte de Porto Xavier para 2022
14/07/2021 10:35 em Cidade

O Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Ovidio Kaiser, comentou ontem, 12, a manifestação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que na última sexta-feira afirmou que a Ponte Internacional é uma das prioridades do governo. Ovidio afirmou que o pronunciamento é importante e se soma as outras reiteradas manifestações já feitas pelo ministro, o que traz tranquilidade sobre o que está acordado desde 2019, quando iniciou o projeto básico.

Sobre os trâmites atuais da obra, Ovidio explicou que a empresa contratada deveria ter entregado o projeto básico no final de maio, mas houve novas necessidades e o novo prazo passou a ser o fim deste mês. Uma vez entregue este projeto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) poderá chamar a licitação para eleger a empresa que fará a obra e concluirá algumas etapas do projeto executivo. A Ponte de Porto Xavier será feita no mesmo regime do que a do Guaíba, em Porto Alegre.

Com a contratação da empresa neste ano, a previsão é que as obras iniciem no ano que vem. Após isso, há condições técnicas de concluir a obra em até dois anos, mas Ovidio ressalta que em obras como esta é preciso que haja espaço orçamentário, o que pode estender um pouco esse prazo, “ainda mais que haverá uma eleição no meio do processo”. O secretário ressalta, no entanto, que tudo está alinhavado, inclusive com todos os acordos binacionais formalizados. “É uma conquista de toda a região”, concluiu Ovidio.

Fonte: Rádio São Luiz 

COMENTÁRIOS